Skip to main content








eye-3374462_1920

Empreendedor Visionário e Procrastinação não combinam!

Por Leila Navarro

O mundo mudou! O mundo vai mudar ainda mais, e cada vez mais rapidamente. Já considero estar no pós Covid e você? O futuro já começou e é você quem deve acertar o ritmo para se manter antenado e engajado nesse novo momento híbrido. Deixar para amanhã pode ser tarde!

As plataformas digitais mudaram o perfil de prestação de serviço e têm facilitado a vida dos clientes. Porém, tem outro lado da moeda. Com a inovação das coisas, a forma de atuação de cada profissional também sofreu grandes transformações, o que é esperado em todas as esferas de mercado. Umas como maior reflexo, outras de forma mais moderada, mas o fato é que as inovações afetaram todos as categorias profissionais. O preço do depois eu faço, depois eu estudo, depois eu me aprimoro pode ser alto demais. Você se considera um procrastinador?

Definitivamente a procrastinação é a pedra de tropeço para a inovação e transformação na vida das pessoas e tem gerado um grande comodismo profissional. Essa história de deixar para depois o que já devia ter sido pensado “ontem” tem emperrado a vida de muitos profissionais e empreendedores. A revolução digital já começou e têm transformado o nosso modo de viver constantemente. Esse movimento, sobretudo com o advento do isolamento social, já gerou grandes impactos na sociedade e nos mais diferentes mercados. Todos os setores da economia e segmentos de carreira foram afetados. Pode até parecer dramático, mas a realidade é que sobreviverão aqueles que investirem em seus próprios talentos, aprimorarem suas competências e aprender hoje o conhecimento disponível Agora.

Como é que está se refletindo na sua área de atuação? Você está preparado para se manter e avançar na era das inovações? Vai deixar para pensar nisso depois? Empreendedor visionário e procrastinação não combinam! Talvez essa decisão de adiar o que pode fazer hoje pode ser tarde demais! As empresas são feitas de pessoas, e pessoas são feitas de vidas. Portanto, tanto nas empresas, como em nossas vidas há uma complexidade para tomar decisões, para averiguar que não estamos sozinhos, que dependemos do outro, enfim, tudo é um organismo vivo. E quanto maior for essa complexidade, maior a chance de se procrastinar. Entenda que somos seres interdependentes. Desapegue de maus hábitos, faça um planejamento, valorize seus propósitos, vá a luta e trabalhe sua autoconfiança!

Muita gente resiste ao processo de planejamento porque, em geral, se assusta com a quantidade de itens a serem observados. Por outro lado, a falta de planejamento gera a procrastinação (que está relacionada à falta de motivação e disciplina) e o medo de tomar decisões, dois comportamentos corriqueiros (e perigosos) que perseguem muitas pessoas. Quanto mais clara é a visão daquilo que você quer para a sua vida, para a sua carreira e/ou para seus negócios, mais fácil é para decidir o significado de cada coisa e estabelecer ações e prioridades para cada uma delas. O que vale reforçar aqui é que todas as suas ações devem ser determinadas com base em três princípios:

1º Comprometimento com o seu projeto/negócio;
2º Definição de objetivos para curto, médio e longo prazo.
3º Visão de mundo e de valores.

Considerando a elaboração de um planejamento, a visão focada em seus objetivos e a disciplina para manter sob controle todas as suas ações, basta incrementar a prática desses três princípios e você está apto a ser um profissional visionário que pode alavancar muitos negócios com o brilho no olhar e fazer grande diferença na vida de outras pessoas. Pense nisso!

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free