Skip to main content








PPT

Meu novo Agora é uma vida híbrida.

Por Leila Navarro

O comércio está retomando aos poucos em São Paulo, passamos por uma fase e atualmente estamos em outra. Depois de mais de 100 dias em confinamento, em isolamento social, fico pensando: como sair de maneira certa neste Novo Agora? Acho que não tem uma maneira correta, tudo é muito incerto! Nesse tempo todo, me comunicando apenas de maneira Online, ter uma vida híbrida me parece natural. Será isso o Figital? A experiência física e digital acabam se tornando um mesmo sentido vital pleno. Por exemplo, comemoramos o aniversário de 1 ano dos meus netos através de uma sala virtual. Fizemos uma super festa, com direito a gravação, fotografia, bolo e muita comemoração. Isso para eles, ficará guardado na memória afetiva com a mesma sensação de pertencimento do presencial, entende? Para eles a família toda estava reunida, cada um em suas devidas casas, mas juntos naquele momento. O Mindset da nova geração é outro!

Já tive várias experiências na minha vida. Uma delas de ficar em um SPA seguindo uma dieta restritiva. Quando saia, a primeira coisa que fazia era ir comer uma coisa que estava com vontade, pensava só um pouquinho para matar as saudades. Confesso que era o primeiro passo para perder tudo o que tinha ganho. Mas afinal de contas, o que vem a ser aprendizado? O que vem a ser mudança de comportamento?

Há estudos realizados que afirmam que quando você pratica por 21 um dias um determinado comportamento, você tem chance de mudar de hábito. E Agora depois de 100 dias, como vai ser sua vida? Quais serão seus novos hábitos? Ainda bem que esse novo começo, será de forma lenta e gradual. Portanto, a autodisciplina é extremamente crucial. O mais importante é ter a consciência de nossos avanços, por isso acho que devemos fazer uma lista de tudo que aprendemos neste momento de confinamento, que hábitos positivos adquirimos e como vamos fazer esta retomada de convívio social. No meu mercado de palestras a tendência é híbrida. Neste momento eu acredito que conhecemos um novo mundo onde o híbrido parece tomar conta. Como será tudo isso na economia? Nas relações? No entretenimento? No turismo? Nas artes?

O vírus ainda está solto, precisamos continuar com estes novos hábitos de higiene e cuidados de contaminação. Acredito que foi um grande aprendizado para nossa cultura. O brasileiro tem mania de às vezes até ser exagerado na quantidade de banhos tomados por dia, mas não é institucionalizado o lavar das mãos. Está aí, mais um novo hábito cultural que precisa ser incluso a usualidade dos fatores. Outro hábito que acho importante, é o do tirar os sapatos para entrar em casa, coisa que faz parte da cultura Oriental. Ainda temos que aprender e muito!

Que outras coisas importantes e positivas você ganhou neste período? Como disse, não é uma volta, mas sim um novo começo. Aqui vai uma lista de algumas coisas que aprendi ao longo deste momento, para lhe dar ideias benevolentes do que refletir:

– Percebi que gastava dinheiro automaticamente. Ficar sem usar cartão de crédito por mais de 20 dias, para quem usava cartão diariamente foi algo absolutamente incrível. Me fez repensar sobre a questão do quanto consumia, seja no cafézinho ou no pão de queijo ao fim das tardes;

– Estava no piloto automático em muitas coisas da minha vida. Parece que estávamos correndo tanto que a alma não conseguia alcançar o corpo. Essa parada que houve no mundo inteiro, para mim soa como se a alma e o corpo se encaixassem neste momento. Não deve ter nenhuma pessoa no mundo que não teve uma tomada de consciência, pois foi uma experiência e está sendo algo único, que ainda nem sabemos o que será;

– Me dediquei a experimentar experiências que não praticava antes, como: Exercícios físicos através de um personal Online, bem como Yoga e Meditação guiada. Curso de culinária exótica pela internet, HipHop para principiantes e fiz muito karaokê.

– Eu tive consciência de quanto lixo produzo no dia a dia. Com tantas viagens marcadas, isso era algo imperceptível. Agora em casa, eu mesmo recolhendo meu lixo e o separando, quero fazer melhor. Não vou reciclar apenas o lixo, mas também vou reciclar muitas coisas da minha vida.

– Comecei a usar o mundo digital de uma forma mais pratica e útil. Como complemento da vida Off-line que tinha e agora me adequando às plataformas e ao mercado econômico Online.

– Uma das maiores riquezas, embora passando o isolamento morando sozinha, nunca conheci tantas pessoas. Tive contato com gente que nunca falei pessoalmente, me encontrei com vários amigos que moram fora do Brasil. Separei um tempo para ficar com pessoas, para descobrir pessoas, criar relações, ficar comigo mesma, me descobrir de uma outra maneira e até acabei me tornando Co-fundadora de uma nova Startup. Descobri um universo Online, que não tem como esquecer!

Esses foram alguns itens que fazem parte da minha lista de aprendizado neste momento. Que tal agora fazer a sua? O que dá para tirar proveito desta situação? Como vai ser Agora? O que aprendeu, o que desenvolveu? Agora não tem jeito, estou saindo para uma vida híbrida. A reinvenção precisa ser constante, recalculei a rota e estou em outro momento. Você também vai assumir uma vida híbrida?

Comente também via Facebook!

Comentários

2 comentários em “Meu novo Agora é uma vida híbrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free