Skip to main content








conference-1886023_1920

5 verdades para manter seu negócio/empresa de pé em tempos de corona vírus.

Por Leila Navarro

Eu sempre alertei as pessoas para estarem preparadas para as oportunidades porque elas nem sempre avisam quando irão chegar. Estar preparado para as oportunidades tem a ver com os seus sonhos , desejos e objetivos, então tudo fica mais fácil e previsível já que atraímos aquilo que projetamos.

Porém eu nunca alertei as pessoas para estarem preparadas para o caos, como o que estamos vivendo agora. Nós, seres humanos, aprendemos a exercitar a prevenção das coisas que significa estar preparado para as prováveis e possíveis possibilidades tais como: acidentes domésticos, tsunamis, tornados (para quem vive em Londres), entre outros exemplos, mas uma pandemia não estava no meu caderninho!

Em tempos onde lidamos com o excesso de informações provenientes da internet/redes sociais, nunca se falou tanto sobre saúde mental, afinal de contas, em meio a uma pandemia, nosso emocional pode enfraquecer, uma vez que estamos inseridos em um cenário improvável, repleto de stress, medos e inseguranças.

São tempos de incertezas. Muita gente não sabe se vai perder o emprego, se seguirá saudável (física e emocionalmente), como serão os próximos meses e o impacto futuro de tudo que estamos vivendo atualmente.

É muito importante neste momento saber equilibrar o emocional e para isto existem uma série de passatempos que você pode praticar. Se você gosta de cantar, dançar, escrever, ler, se exercitar, se auto conhecer, aproveite este momento para colocar em prática todos os talentos que tiver. Saiba a hora de desligar um pouco o celular, a TV, as mensagens… encontre um momento só seu! Muita gente não dá a devida importância para a saúde mental mas assim como a saúde corporal, ela é tão importante quanto.

Meu primeiro conselho é manter a calma. Este é um período onde exercitaremos muito a nossa paciência. Passaremos por inúmeros desafios, mas por incrível que pareça, muitas coisas que estamos vivendo e refletindo agora são coisas que estavam adormecidas dentro de nós.

Na velocidade que vivemos, quantas coisas deixamos de lado por falta de tempo? Temos a tendência de deixar muitas coisas de lado por conta das demandas no trabalho, em casa e na vida de uma forma geral. Procurar e entender seus limites é uma forma de manter a saúde mental e emocional equilibrada. Quanto mais equilibrado e consciente estiver, mais fácil será passar por este difícil momento.

No entanto, para os empreendedores, há muito mais em jogo! É um momento difícil em que se corre muitos na profissão sendo obrigados a passar por um maré muito mais instável e incerta.

Mas, o que fazer numa crise dessas? Como manter meu negócio ativo e prevenir que ele sucumba?

5 verdades para manter seu negócio/empresa de pé. Confira!

1- Nada dura para sempre.

Esta crise tem um tempo e passará. O importante é você ter resistência e paciência! Se você foi pego por falta de estoque e está sem gás, tenha calma!  Há várias saídas. Se começar a se agitar muito, gastará logo toda a sua energia e não irá muito longe .

2- Uma crise como esta não se resolve sozinho.

Não precisa ser o herói do momento. Tudo depende do esforço, consciência e cooperação de todos os membros da sua empresa, segmento e/ou país. Sempre que ocorre estas situações na humanidade, a solidariedade vem junta na mesma proporção. Tenha olhos para enxergar e reconhecer isto!

3- Numa crise como está temos que ser rápidos, mas não desesperados .

O desespero leva você a perder a noção e dificilmente desta forma você conseguirá ver the big picture, o todo! Respire fundo e analise as melhores soluções para resolver os problemas que aparecem no seu caminho.

4- Otimismo, entusiasmo e pensamento positivo fazem a diferença!

Já está comprovado, não discuta comigo! Dica: vá assistir ao filme “Os 33.” Você vai perceber claramente que se eles não acreditassem que seriam salvos, não teriam se preparado para isso e muito menos para o caos.

5- Confiança.

Temos que criar um clima de confiança que nos deixe fortes para contra-atacar o vírus.  Este momento atípico é como uma guerra e neste momento precisamos de confiança e coesão. Não estou dizendo que será fácil, mas quero que saiba que mais do que nunca é hora de acreditar em você! Vai dar tudo certo e quando tudo isto passar, estaremos muito mais fortes para seguir a nossa caminhada! Acredite.

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free