Skip to main content








internet-das-coisas-1024x655

A internet das coisas X a conexão entre pessoas

Por Leila Navarro

A internet das coisas é um termo comum para você? Mais do que você imagina!

A internet das coisas nada mais é que uma extensão da internet atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam mas que tenham capacidade computacional e de comunicação, se conectem à Internet.

Com os avanços tecnológicos, hoje por exemplo, você pode programar pelo seu smartphone um alerta para o ar condicionado de sua residência ligar na temperatura desejada antes mesmo de chegar em casa, tal como controlar a iluminação, música e qualquer aspecto de gestão de sua atmosfera. Isto seria um exemplo de internet das coisas: o comando por meio de um dispositivo com acesso à internet se comunicar com outro dispositivo e uma ação ser realizada. Isto é o que chamam de interconexão digital.

Além da interconexão entre dispositivos, pense em cada necessidade do seu dia-a-dia. Existe um aplicativo para facilitar? Tá com fome? iFood! Precisa de um motorista? Uber, 99, cabify, etc. Precisa pagar contas? Aplicativo bancário. Solicitar serviços como supermercado, farmácia? Rapi!

A lista de apps cresce tanto a cada dia que além de facilitar a nossa vida, nos apresenta uma forma de interação cada vez mais digital e com mais discussões sobre o impacto disso na otimização do nosso tempo. Chegaremos já já neste ponto mas antes quero compartilhar um dado com vocês interessante:

A China terá internet das coisas onipresente em até dois anos! As tecnologias como internet móvel e inteligência artificial vêm sendo empregadas para a criação de uma rede elétrica mais inteligente em algumas partes do país. Mais precisão, mais economia e segurança. Isto não é genial?

Os 3 pontos acima são reforçados em quase todos os conteúdos que falam sobre internet das coisas mas a pergunta que não quer calar é: quais proporções o avanço da internet e da inteligência artificial tomará nos próximos anos, décadas? Se voltarmos há 20 anos atrás, encontraremos algumas respostas:

O cenário das últimas 2 décadas foi a constante evolução e interação entre seres humanos e dispositivos eletrônicos graças a chegada da internet. A coisa foi evoluindo tanto que os próprios objetos com a ajuda dos humanos sofreram intensas transformações até o ponto em que eles tivessem a capacidade de se conectar entre si. A pergunta que faço neste momento é: isto assusta ou te alivia?

Cada dia tenho mais certeza que nunca se falou e pensou tanto sobre o tempo. Isso: nosso tempo. O quanto ele é valioso, importante e como é difícil otimizá-lo e equilibrá-lo.

Eu não sou expert em tecnologia/inteligência artificial mas sou uma pessoa curiosa que está sempre estudando sobre o assunto e tenho certeza que precisamos ser cada vez mais humanos em um mundo cada vez mais digital se quisermos seguir fazendo parte do Planeta Terra.

Para mim as evoluções tecnológicas impactam diretamente o nosso tempo e podemos aproveitar tais comodidades para nos conectarmos cada vez mais com o outro. Quanto mais tempo tivermos, mais podemos fazer pelos outros e por nós mesmos.

Seguiremos falando desse assunto com mais profundidade durante e após a minha viagem para China. Continue comigo com a mente aberta e pronto para refletir sobre o futuro… que é para lá que a gente tá indo!

 

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free