Skip to main content








china

A China vai dominar o mundo?

Por Leila Navarro

Eu já viajei por diversos países do mundo. Viajar para mim é puro autoconhecimento e sempre que embarco em uma nova aventura, eu me deparo com grandes desafios.

Sempre digo que ao realizar uma viagem para um país totalmente diferente do nosso, 3 regrinhas que considero essenciais fazem toda diferença:

  1. Não criticar.
  2. Não comparar
  3. Não julgar

É importante abrir os olhos e enxergar a nossa realidade com mais aceitação e menos julgamento, afinal, são as diferenças que fazem a diferença, sacou a pegada da coisa?

Em fevereiro deste ano farei uma viagem para a China. Estou muito entusiasmada para esta viagem e bastante curiosa com o que posso encontrar. Estive estudando a cultura chinesa há algum tempo e uma das coisas que mais me chama a atenção é seu crescimento exponencial nas áreas de tecnologia, economia, startups, além da diplomacia e cordialidade nas relações interpessoais.

Ao longo dos três últimos milênios, a civilização chinesa esteve, quase sempre, entre as mais avançadas do mundo. Os chineses impressionam não apenas por sua longevidade, mas também por sua grandeza econômica e política ao longo de boa parte da história, quando comparada a outras civilizações antigas e modernas.

China começa a projetar, graças ao acelerado desenvolvimento econômico e a uma diplomacia cada vez mais ativa, seu poder econômico e político não apenas em sua esfera de influência mais imediata e natural, o Sudeste Asiático e a Ásia Central, mas também e subsidiariamente em regiões que tendem a desempenhar papel importante no suprimento de recursos naturais e energéticos para o crescimento chinês, como a África.

Nos dias atuais, é muito comum nos depararmos com inúmeras produções chinesas. No Brasil, principalmente no que diz respeito a aparelhos eletrônicos como celulares, tablets e computadores. Para vocês terem uma ideia dos avanços, a cobertura de rede móvel por lá já é 5g.

O crescimento é tão notório que a China criou um projeto, chamado “Made in China 2025”, anunciado por Pequim em 2015 que visa transformar o país, hoje em uma espécie de galpão industrial do mundo, em líder tecnológico global, incluindo setores como biotecnologia, robótica, tecnologia aeroespacial e automóveis movidos com energia limpa. A estratégia pretende acabar com a defasagem tecnológica em relação ao Ocidente e levar o país ao domínio em setores industriais fundamentais.

Como vocês podem ver, a China cresce exponencialmente. Agora fica uma pergunta:

 A china vai dominar o mundo? O que você pensa sobre isto?

Ao meu ver, recursos e ferramentas eles têm e muito! Antes falava-se da soberania dos EUA como potência mundial. Hoje se fala do quão longe a China está chegando e certamente todo este crescimento culminará em algo grandioso que nós ainda não temos sequer dimensão, apenas uma ideia. Isto me fascina e por esta razão estou indo para lá para trazer mais dados para falarmos a respeito.

Parafraseando Napoleão: “a China é um gigante adormecido”.  Que continue dormindo porque quando acordar, o mundo vai tremer.

Você acha que o gigante acordou? Mande sua opinião nos comentários!

 

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free