Skip to main content








mentoring-2738524_960_720

Mentoring: excelente ferramenta para expandir carreira e negócios

Por Leila Navarro

É evidente que muitas empresas e profissionais perdem espaço no mercado porque permanecem centradas na própria bolha e resistem ao conhecimento de expertises alheias que podem encurtar o caminho para grandes realizações. Há quase vinte anos atuo no mercado de palestras motivacionais. No início de abril deste ano, estava entretida com os projetos que pretendo realizar quando, numa breve pausa, atendo ao telefone e escuto a notícia: “Leila, você foi indicada para o prêmio Top of Mind 2019”.

A princípio, meio fora de sintonia, achei que era alguma brincadeira, mas, antes que eu dissesse qualquer coisa, a pessoa do outro lado continuou: “Leila, você está me escutando, você foi indicada mais uma vez para o Oscar no mundo do RH”. Senti dentro de mim uma explosão de felicidade, pois aquela informação chegava como que para validar a atualidade do meu trabalho como palestrante, aliás, a única mulher nesta categoria. Isso é maravilhoso. Com aquela ligação, como num flash, recordei os mentores que foram importantes para eu fazer escolhas decisivas.

Hoje, com a carreira consolidada, observo como foi importante observar acertos e experiências de quem tinha mais vivência que eu, mesmo que muitas das minhas decisões tenham seguido diferentes rumos. Elegi muitos mentores em diferentes fases da vida: madre Teresa de Calcutá, Ayrton Senna, Steve Jobs, entre outros mais próximos fisicamente, com os quais eu tenho o privilégio de ter acesso pessoal. Atualmente meus mentores estão nas áreas do conhecimento digital, fluxonomia, inovação e futurabilidade.

Porém, com a experiência que acumulei nos últimos anos, também me tornei mentora comportamental e de carreira – isso nos mostra que podemos sempre aprender, mas também ensinar. Baseada nisso, decidi elencar alguns aspectos que faz de um mentor uma “ferramenta” importante para expandir carreira e negócios:

1. A importância de um propósito – Quando observamos o dia a dia do outro, com o intuito de se fazer melhor como pessoa e profissional, descobrimos que a soma de pequenas atitudes é que constrói algo grande. Madre Teresa de Calcutá não começou sua carreira reconhecida como a mulher que dedicou sua vida para os pobres. Foi o seu trabalho persistente e foco que a fez ser quem foi. E como ela construiu o seu legado? A busca por essa informação ampliou meus horizontes e a força para conquista do meu espaço.

2. Definição de repertório – Eu nunca desejei ser piloto de fórmula I como Ayrton Senna, mas muitos comportamentos e atitudes dele me inspiraram para seguir adiante naquilo que eu havia traçado para a minha carreira. Ele demonstrava sempre que valia a pena investir em um sonho, um ideal. Como profissional quais eram as atitudes de Ayrton Senna que poderiam dar um up para a minha carreira? Com o meu jeito de ser, entendi que não é o traço da personalidade e sim o foco que traz resultado. Como palestrante tenho percorrido caminhos que antes nem imaginava ser possível.

3. Disposição para renovar o mindset – Um mentor é como um curador! Da sua experiência podemos extrair o que de mais significativo existe para a nossa carreira, a nossa vida. Ao invés de buscar estratégias generalizadas para ver qual a melhor opção, ao observar e estudar os níveis de conquistas, com prós e contras da caminhada de um mentor, conseguimos avaliar de forma global possíveis decisões.

Entre as opções que tenho para tomar uma decisão, qual pode ser a mais favorável para o meu negócio? Ao ter dúvidas dessa natureza, acesso os profissionais que me inspiram a confiança de conquistador e busco informações estratégicas. Ter uma visão pontual de quem entende de determinado assunto encurta o patamar de conquista significativamente. Sem a intenção de me tornar uma mentora, propus para um grupo de executivos viver experiências de mudança de paradigma em uma viagem sabática para a Índia.

A minha intenção era proporcionar descobertas tão poderosas quanto as que eu havia feito. Hoje, percebo que durante uma viagem ou em cima de um palco num evento in Company, o que as pessoas buscam é o caminho das pedras para a sua realização. Depoimentos comprovam que as minhas experiências podem impulsionar novas atitudes, gerar novos modelos mentais, ampliar horizontes e desestabilizar a rotina para a vivência do novo. Isso gera transformação e talvez esse seja um dos motivos de eu ser destacada como Top of Mind e, também, requisitada para processos intensos de mentoring.

Uma coisa é certa, vai mais longe quem observa os caminhos percorridos por pessoas mais experientes. Eleja mentores e enriqueça para a vida.

Conectada às Redes

www.instagram.com/palestranteleilanavarro

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

http://www.youtube.com/leilanavarro

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

http://pt.slideshare.net/leilanavarro

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free