Skip to main content








hourglass-1703330_960_720

Atitude é tudo frente à longevidade

“A atitude frente longevidade é encarar o mundo com vontade de aprender, dando abertura a si mesmo para se reinventar, para se reposicionar, é desaprender para reaprender e aprender mais, mantendo a curiosidade e o desapego de crenças”
Leila Navarro

O que você vai ser quando envelhecer? Esta pergunta soa estranha aos seus ouvidos? É muito natural perguntarmos a uma criança o que ela quer ser quando crescer. As respostas são bem criativas. Já escutei coisas de bailarina a astronauta, passando por artista, milionário e cientista. E tudo isso é possível se essa criança for bem orientada e respeitada na sua essência. Acredito que o engenheiro aeroespacial e astronauta Neil Alden Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, não pensou nessa possibilidade só na fase adulta. Criatividade é algo sem limite para uma criança, mas os anos passam, o mundo envelhece e os seres humanos também. Para aqueles com idade madura no século XXI, qual têm sido a atitude frente à longevidade?

Quando penso na longevidade, não limito ao envelhecer apenas fisicamente. Sentimentos, emoções, relacionamentos, convivência com as gerações mais novas, as mudanças, inclusive as tecnológicas também estão nesse rol. Se pensarmos apenas na questão de aparência, o aplicativo russo FaceApp surpreendeu o mundo com a transformação das pessoas em idade mais avançada. Muita gente se viu enrugada, mas será que tem consciência do que realmente é ser longevo? Você está se preparando para isso? Confesso que no alto de mais de 60 anos de vida, tenho pensando sobre essas questões! E, ainda, tenho procurado qual é o meu “desejado lugar”. Vivemos diversas fases na vida, mas quando se fala em longevidade, para aqueles que não estão perto dessa “estação da vida”, a impressão é de que falta muito para acontecer… Particularmente, demorei para perceber as fichas, mas essa hora chega. E como se preparar para ela?

A longevidade seria fácil se toda a experiência acumulada ao longo da vida pudesse ser utilizada, o que criaria uma zona de conforto com a tranquilidade para viver o tempo da idade madura. Porém, a realidade não é essa. A era moderna requer que estejamos nos reinventando o tempo todo, conectados com o que está acontecendo, com planos para o aqui e agora, pois na era da longevidade não se faz planos para 15 ou 20 anos. O modo de pensar muda e o foco se volta para o presente. Se faz urgente entender o presente com o que está acontecendo. Não dá para ficar no “modo avião”. Ser um longevo nessa condição não funciona.

A atitude de estar ou não no modo avião faz total diferença. Para evitar a inércia das coisas é importante se manter conectado, o que é muito mais, (muito mais mesmo!) que uma visão digital! É se manter ligado com a vida, com a natureza, com os acontecimentos, com os processos de transformação em que vivemos. No resumo da ópera, seja de que geração for, cada ser humano precisa se reinventar continuamente para se tornar um longevo mental e emocionalmente sadio.

Atitudes saudáveis frente à longevidade requer alguns quesitos básicos: manter a jovialidade, cultivar a criança interior, exercitar o humor, respeitar as diferenças, lidar com as limitações que fazem parte do processo e, nesse novo mundo, entender que a individualidade é uma condição especial. No Universo nada se perde, tudo se transforma e, com isso, é bem apropriado dizer que a vida é como um jogo de videogame, enquanto estou “perdendo” estou no jogo. Quando se ganha, game over. Essa metáfora é bem interessante, porque enquanto busco formas de ganhar, de experimentar, de me superar, estou vivendo!

Quando se chega aos 60, 70, 80 anos, a energia já não é como a das primeiras décadas da vida, mas não deixa de ser produtiva, revigorante e poderosamente estimulante. Atitude frente à longevidade implica respeitar o tempo das coisas, da vida, das emoções e dos sentimentos, sem deixar de viver novas experiências. Hoje vivo um tempo diferente e cheio de novidades. Sou avó e percorro as trilhas de um digital influencer, estudo sobre futurabilidade e estou desenvolvendo uma startup, trabalho em um monólogo e me preparo para atuar como atriz.

Tudo no meu tempo, com consciência, presença e maturidade. A longevidade nos oferece possibilidades! Observo formas e comportamentos bem diferentes e interessantes de conduzir a longevidade, o que não se deve classificar como certo ou errado. O relevante é cada pessoa ter uma atitude que seja confortável para si e ter prazer de viver a vida com os seus aromas, sabores, coloridos, percepções e criatividade para experienciar prazerosamente o hoje. Atitude é tudo e faz total diferença.

Breve de Leila Navarro

A capacidade de análise do comportamento humano, da diversidade de cenários e a conexão com o mundo atual são importantes competências que têm mantido a palestrante motivacional Leila Navarro entre as mais requisitadas palestrantes brasileiras. Com 20 anos no mercado, ela mantém consolidada a sua carreira no Brasil e no exterior. Segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros e é a única mulher na categoria palestrante indicada cinco vezes para o Top of Mind, o Oscar no mundo do RH.
Constante pesquisadora e estudiosa sobre o comportamento humano, Leila Navarro tem 16 livros publicados, entre eles, “Virar o Jogo”, “Talento para ser Feliz”, “Autocoaching de Carreira e de Vida”, “Talento a prova de crise”, “O poder da superação”, “Confiança, a chave para o sucesso pessoal e empresarial” e “Confiança, o diferencial do líder”, os dois últimos desenvolvido a quatro mãos com o consultor espanhol José María Gasalla. Leila Navarro mantém como base da sua carreira e vida, a inovação, a confiança, a sustentabilidade, o comprometimento e a capacidade de manter todos esses quesitos em altos níveis de satisfação e felicidade.

Conectada às Redes

www.instagram.com/palestranteleilanavarro

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

http://www.youtube.com/leilanavarro

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

http://pt.slideshare.net/leilanavarro

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free