Skip to main content








recruit-3236547_1920

10 competências necessárias para decolar na carreira de Compliance

Mais que formação técnica, os profissionais em ascendência nos tempos atuais devem manter-se atentos ao desenvolvimento de competências comportamentais que são hoje quesitos relevantes no novo conceito de mercado, tal como o segmento de Compliance

Como agir no mundo das incertezas é o grande desafio no mundo profissional atualmente. Esse é um fator que pode ser positivo ou negativo de acordo com a perspectiva de cada pessoa. Apesar do que tem sido propagado em relação à extinção de profissões, tem surgido oportunidades interessantes no mercado.Aliás, essa é uma temática apontada no meu 16º livro, Virar o jogo, lançado em maio de 2018. Seja como colaborador em uma empresa, prestador de serviços autônomo ou profissional liberal, as vertentes para expansão profissional são reais. O maior entrave tem sido como os profissionais têm encarado a realidade de um mundo cheio de novidades e a transformação do mercado contemporâneo. O mundo dos negócios tem aberto novas fronteiras e oportunidades. Existem muitas carreiras em franca ascensão e, entre elas, o Compliance,uma atividade profissional gerada de necessidades atuais na gestão de organizações públicas e privadas.

O termo compliance é derivado do verbo “to comply”, em inglês, e significa o esforço corporativo para estar em conformidade com regras, especificações, instruções e regulamentos. Nas empresas atuais, a expressão ganha cada vez mais corpo ao se deparar com intensas questões burocráticas, legais e sociais. Os profissionais que vêm se destacando nesta área, mais que a formação técnica, têm sido avaliados por seu perfil comportamental, habilidades e competências.

Um amigo próximo foi convidado por uma empresa de abrangência internacional para trabalhar em outro país como Compliance. No Brasil, ele atuava como profissional especializado em controladoria de acesso e carregava na bagagem experiências com alta tecnologia. A soma de suas expertises chamou a atenção de um headhunter (caçador de talento) que o levou a concorrer a uma vaga com outros profissionais de diversos lugares do mundo. Somados a outros diferenciais, os fatores determinantes para engrenar sua carreira internacional foram a sagacidade e a astúcia que os representantes da empresa destacaram como relevantes.

Quais são as competências necessárias para um Compliance?

As principais atribuições de um profissional de Compliance é garantir que a empresa cumpra acordos, leis e regulamentos vigentes no mercado em que atual e adote boas práticas com seus diferentes públicos. Para fazer parte do staff nessa área não é exigida formação universitária específica. Mesmo que um profissional nunca tenha trabalhado neste segmento, conta pontos ter experiência com implementação de processos internos, além da capacidade de interpretar leis e registros contábeis. O mercado é receptivo a pessoas com diversas formações acadêmicas e histórias profissionais. Porém, algumas competências comportamentais são apontadas como diferenciais esperados para a ascensão na carreira. Veja abaixo as mais relevantes:

  • Competência para “ler ambientes” com um olhar crítico e analítico. Implica ter traquejo para enxergar além.
  • Estudar e aprender sempre. Este é o segredo de quem se mantém em alta em qualquer tempo.
  • Curiosidade profunda sobre as coisas. Busque saber tudo sobre tudo que cruzar o seu caminho.
  • Resistente às influências. Esteja sempre atento e desenvolva análise crítica para tomar as próprias decisões.
  • Detalhista e focado em suas funções. Amplie conhecimentos, mas seja perito no que é o seu diferencial.
  • Postura independente e íntegra. Para alinhar posturas corretas, o profissional deve ser incorruptível.
  • Instinto aguçado e talento para investigação. Tenha sensibilidade para perceber o que “parece, mas não é”.
  • Didático e persuasivo. Saiba se fazer compreender e atrair a atenção de seus pares.
  • Boa desenvoltura. Seja flexível e empático para tratar com os diferentes públicos.
  • Mantenha-se maleável e resistente diante e todos os desafios, transformações e mudanças.

Agora mais um toque importante! Falamos aqui sobre Compliance, porém, para se manter em qualquer outro segmento profissional a tendência é que em pouco tempo serão essas mesmas competências o termômetro para manter a carreira ativa. Pense sobre isso e invista em você!

Conectada às Redes

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

http://www.youtube.com/leilanavarro

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

http://pt.slideshare.net/leilanavarro

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free