Skip to main content








hand-3190204_960_720

Apreender a desaprender e empreender para crescer

Por Leila Navarro

Atualmente o termo “empreendedorismo” tem estado em voga mais do que nunca. Foco, determinação, persistência, resiliência, entre tantos outros termos são parte de um pacote poderosíssimo que promove um chacoalhão na mente daqueles que anseiam em sair da zona de conforto e inovar em suas estratégias pessoais e profissionais.

Há 20 anos atuando como influenciadora motivacional, já havia direcionado milhares de pessoas em diversos países para que elas pensassem fora da caixa, explorassem mais suas competências e avançassem em seus projetos.  Com isto, me vi absorvida nas experiências de pessoas corajosas, desbravadoras de oportunidades, ousadas e passei a refletir bastante sobre alguns cenários:

O que aconteceria se cada uma delas tivesse desistido de dar mais um passo? Ou, o que aconteceria se elas se contentassem com a rotina natural de sobrevivência e fechassem os olhos para as possibilidades? Acredito que se fosse assim, certamente não teriam descoberto o colorido da vida, com seus altos e baixos, com suas vitórias e aprendizados.

Para mim um dos grandes diferenciais das pessoas empreendedoras é viajar em seu universo íntimo, descobrir o que de fato precisam e querer de verdade alcançar uma vida mais plena e feliz. Quando acreditamos em nossos sonhos e temos uma visão de futuro e colocamos em prática as nossas crenças, tudo se torna possível. Você já parou para pensar nisto? É a famosa lei do retorno.

A ideia de que empreendedor é só aquele que deu uma guinada na vida com um projeto mirabolante e rentabilidade milionária é uma crença limitante. É válido, mas não é suficiente. Empreender é acreditar em suas próprias ideias e defendê-las com o propósito de dar o melhor de si, estimulando a si mesmo e consequentemente todos que estão ao seu redor. Rentabilidade financeira é consequência de um bom planejamento, mas não deve ser o único fator determinante na construção de sonhos e projetos.

A essência de um empreendedor está em enxergar possibilidades e entrar em ação, com foco, fé e persistência, valorizando cada passo, cada decisão e cada progresso. As pessoas que compartilham suas experiências empreendedoras com o mundo externo inspiram outras a realizarem feitos extraordinários e isto faz toda a diferença!

Sempre é tempo de aprender e viver o novo. Empreender é como programar uma viagem: você não sabe como será, mas planejou os melhores dias e melhores momentos. É importa refletir:

O que posso aprender com as experiências dos outros? Parece um simples questionamento, mas não é! Conhecimento deve ser compartilhado semeando um terreno fértil de possibilidades onde todos possam apreender a desaprender e empreender para crescer. Aí está o X da questão. A partir do momento que compartilhamos nossas experiências e sucessos com os outros, criamos uma rede poderosa de conexões e possibilidades.

Costumo dizer em minhas palestras que a vida é um mar de oportunidades, um oceano de possibilidades e um universo de incertezas. Empreender é isto: enxergar as oportunidades, analisar as inúmeras possibilidades e planejar-se em meio às mudanças! Pense nisto!

Conectada às Redes

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free