Skip to main content








success-2081167_960_720

O mundo de RH e as carreiras emergentes

Por Leila Navarro

Recentemente um amigo próximo atuava como profissional especializado em controladoria de acesso e carregava na bagagem experiências com alta tecnologia. A soma de suas expertises chamou a atenção de um headhunter que o levou a concorrer a uma vaga com outros profissionais de diversos lugares do mundo. Somados a outros diferenciais, os fatores determinantes para engrenar sua carreira internacional foram a sagacidade e a astúcia que os representantes da empresa destacaram como relevantes. Esse amigo tornou-se Compliance em uma empresa internacional e mora hoje lá para outras bandas do Oceano Pacífico.

Essa história ilustra uma realidade cada vez mais evidente nos encaminhamentos de RH. O talento humano tornou-se preponderante no mercado de trabalho. Novas carreiras têm surgido. Fala-se agora da Quarta Revolução Industrial, da robotização, de cidades inteligentes e sociedade automatizada. Fatos iminentes. As oportunidades estão em toda parte e o que se requer hoje são “mentes startups” – pessoas que são protagonistas de seus próprios sonhos e têm consciência de que também devem ser provedoras, incentivadoras e patrocinadores de suas iniciativas e sonhos, com perfil empreendedor mesmo dentro de uma organização.

 Uma graduação específica em determinada área deixou de ser determinante para a construção de uma carreira. Basta prestar um pouco mais de atenção aos acessos do dia a dia e verá que nada funciona como antes. Muito mais que a técnica em determinado segmento profissional, o desenvolvimento de novas habilidades e talentos tem sido determinantes na contratação de profissionais e até na permanência de colaboradores com posições aparentemente “estáveis” (termo praticamente em desuso). Previsões de cientistas e pesquisadores apontam que nos próximos 20 anos (o que chega rapidinho!) 70% dos empregos atuais vão desaparecer.  Diante disso, em qual maré você vem navegando?

O mundo dos negócios tem aberto novas fronteiras e oportunidades. Existem muitas carreiras em franca ascensão e atividades profissionais geradas das necessidades atuais na gestão de organizações públicas e privadas. As mudanças aceleradas têm condicionado um novo ritmo e exigido a prática de uma nova forma de fazer, desenvolver e compreender as circunstâncias e comportamentos. Cabe ao pessoal de RH se manter atento a essas mudanças. Prevalecerão ativamente no mercado os profissionais que se dedicarem desde já a um plano de atitudes e comportamentos que envolva o autodesenvolvimento e um novo olhar para as oportunidades.

A evolução do mundo, da tecnologia, dos negócios e dos relacionamentos tem requerido processos de reciclagem e atualização constantes e isso aponta que RH precisa se manter passos à frente para captar as tendências de novas profissões. As companhias vão buscar profissionais capazes de desenvolver estratégias digitais e integradas para reativar o crescimento dos negócios e para enxergar os talentos é preciso se manter conectado às inovações de todos os setores da empresa. O negócio é rápido e dinâmico, não dá para perder tempo. Fique atento.

Leila Navarro, palestrante motivacional, autora de 16 livros, entre eles, “Virar o jogo – como agir no mundo de incertezas”, “Talento para ser feliz”, “O poder da superação”. Saiba mais no www.leilanavarro.com.br

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free