Skip to main content








mindmap-2123973_1920

5 atitudes fundamentais do empreendedor de sucesso

Fórmulas prontas de sucesso são enganosas. A realidade mostra que é a disposição de enfrentar
os altos e baixos de uma caminhada que surgem notáveis e bem-sucedidos empreendedores

Por Leila Navarro

 

Acertos, vitórias, enganos e muitos desafios fazem parte da vida de um empreendedor. Seja na vida pessoal, na carreira profissional ou nos negócios, altos e baixos fazem parte da trajetória de sucesso. Muito provavelmente você já deve ter descoberto que num jardim perfumado e colorido também existem espinhos e, tal como os desafios e contratempos existentes na caminhada de todo empreendedor, são justamente eles que nos mantêm atentos às adversidades, à necessidade de mudanças e ao exercício de habilidades e competências necessárias para concretizar sonhos.

Aprendi o que significa empreender o próprio talento e os negócios na prática. Receita infalível não existe. Quando faço uma avaliação dos tropeços e ganhos na minha vida, observo que mesmo os desafios aparentemente intransponíveis em determinadas situações ampliaram a minha visão e deram forças para defender o meu ideal de sucesso: ser uma profissional reconhecida e apaixonada pelo meu trabalho. Nesse caminho descobri que ter cacife disponível para um investimento está longe de ser garantia de sucesso e, no mínimo, cinco atitudes são fundamentais foram necessárias para gerar transformações na minha vida e na vida das pessoas.

 

  1. Permaneça na caixa, mas deixe a mente aberta. Essa história de pensar fora da caixa, tal como orientam muitos gurus, pode ser perigosa. As oportunidades surgem a todo momento, mas você só perceberá a que é melhor para o seu negócio ou a sua carreira se estiver pronto e isso está diretamente ligado à sua bagagem de vida. Após um passo acertado ou uma vitória é importante manter-se antenado, com a mente aberta, mas dentro da sua caixa (do seu objetivo). Uma decisão hoje pode provocar outras possibilidades, ampliar perspectivas e impulsionar conquistas muito mais rapidamente, desde que o excesso de informação seja encarado com serenidade. Os desafios são oportunidades para aprender e reaprender a explorar novas possibilidades sem perder o seu foco.

 

  1. Descubra qual é o seu propósito de vida e mantenha-se firme nele. Jamais desista do que realmente faz sentido para você. Esse item está ligado ao que falamos no item anterior. Não perca a conexão com a sua essência, o seu sentido de vida. Isso faz com que você mantenha o foco sem distração diante de tantas oportunidades e provocações no mercado atual. Mantenha-se em contato com o seu coração, a chave para o sucesso está nele.

 

  1. Aceite o fracasso, mas não se acomode nele. A frustação faz parte do processo de todo empreendedor bem-sucedido. Diante de um resultado não desejado, ao invés de gastar energia com reclamações, faça uma avaliação dos prós e contras. Aprenda a focar no que é positivo. Não desperdice tempo e recursos. É muito mais inteligente admitir logo que a ideia não funcionou e seguir em frente, sem perder o foco. Entenda que “erro” é, na verdade, uma nova forma de aprendizado. Entre as possibilidades futuras, o “tropeço” pode ser justamente o trampolim para ações mais acertadas. Pare de reclamar e tente mais uma vez, mais duas, mais tantas vezes for necessário.

 

  1. Tenha autoconfiança para remar contra a maré. Nem sempre uma boa ideia é vista de forma positiva pelas pessoas à sua volta. Tudo que é novo assusta, porém, uma das características principais do empreendedor é justamente ter a capacidade de ampliar as lentes em oportunidades que a massa não enxerga. A clareza de qual é o seu propósito de vida somada à sua visão de negócio sustenta o sucesso. Ignore críticas destrutivas e acredite nas suas ideias, nos seus ideais e, como disse antes, no seu coração.

 

  1. Exercite o estado de presença – A base do estado de presença está no autoconhecimento. A capacidade de inspirar pessoas é notável em um empreendedor. Isso acontece quando existe a aceitação de si mesmo, das suas ideias, da sua maneira de encarar os desafios, e não propriamente da concepção de um projeto. No estado de presença não há dualidade, dúvidas ou decisões de acordo com fatores externos. Um empreendedor de sucesso tem claro e bem definido o que deseja e a certeza da sua missão e do seu propósito contagiam as pessoas, faz com que os acontecimentos conspirem a seu favor e as coisas aconteçam.

 

Esse assunto pode ser exatamente o que seus companheiros de trabalho precisam agora. Compartilhe!

Leve Leila Navarro para a sua empresa:

atendimento@leilanavarro.com.br

11 4790-2029 / 11 98081 2000 (whatsapp)

 

Conectada às Redes

http://www.leilanavarro.com.br/blog/

https://www.facebook.com/leilanavarro

https://twitter.com/leila_navarro

http://www.youtube.com/leilanavarro

http://br.linkedin.com/in/leilanavarro

http://pt.slideshare.net/leilanavarro

 

 

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free