Skip to main content








time-1528627_1280

Motivação reduz estresse e aumenta produtividade

Por Leila Navarro

O tema motivação tem sido banalizado de tal forma que as pessoas chegam a considerar como “mesmice de autoajuda”. Grande erro! Motivação é a mola propulsora para se obter resultados. Ela está intimamente ligada a um planejamento de atitudes que nos leva à realização de um objetivo. Talvez esse “descuido” com a motivação seja decorrente da avalanche de frases motivacionais que invadem as redes sociais. E, por isso ter se tornado tão corriqueiro, não se tem dado o devido valor. Porém, a questão é que, embora as frases motivacionais sejam importantes, a atitude motivada é que faz a diferença e isso requer foco, atenção e posicionamento.

Há mais de 18 anos venho trabalhando exclusivamente com palestras, treinamentos, workshops e livros motivacionais. Todo o conteúdo trabalhado é resultado de estudos, experiências e observações do comportamento das pessoas. As pessoas que não têm um “por quê para fluir”, também não tem ação para conquistar. Por que será que grandes corporações investem tanto na composição de um planejamento, seja ele de projetos, finanças, ações para cada departamento ou relacionamento com parceiros? A resposta é clara: para evidenciar os motivos que devem conduzir à ação, ao movimento. E para ter motivos é preciso ter alvo, um direcionamento. Isso reduz estresse e aumenta a produtividade.

Motivação é fundamental na concretização de objetivos

Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. É uma condição necessária para iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de um sonho, um desejo, um objetivo. Para obter realizações pessoais, assim como se faz nas empresas, é preciso ter um motivo que nos impulsione. Seja no relacionamento com a família, no desenvolvimento de uma carreira, na escolha de uma profissão, de um parceiro para ter relacionamento, na decisão de uma roupa vestir… em tudo isso está embutido um motivo para agir de uma forma ou de outra. Pense nisso! Certamente chegará à conclusão de que entender o caminho para ter motivação é muito mais valioso do que se tem considerado.

A ideia desse artigo surgiu com o objetivo de provocá-lo a encontrar motivos para ação na sua vida. Porém, reforço que para haver mudança é necessário posicionamento e atitude da sua parte. Está interessado? Se sim, o primeiro ponto é você ter claro o que o incomoda hoje e por quê? Pegue um papel e uma caneta e relacione as coisas que vêm à sua mente. Tendo isso registrado, para cada um dos itens que você colocou, responda às seguintes perguntas:

Por que você não se sente respeitado com essa questão?
Por que você não se sente valorizado com essa questão?
Você está aprendendo e crescendo com essa situação?
O que você deseja realmente para a sua vida no que diz respeito a essa questão?
O que você precisa fazer para deixar essa situação da forma que você realmente deseja?

Ao responder essas cinco questões, na penúltima resposta você tem os motivos para a ação e, na última, o que deve fazer para alcançar o que deseja. Agora cuidado! Não banalize o que pode parecer simples demais num primeiro momento. A concretização de objetivos só acontece quando existe um motivo relevante para fazer você se mover. E isso depende apenas de você.

Para saber mais sobre os caminhos para ter motivação, acesse www.motivacaoparatodos.com.br e garanta a sua participação no evento que será realizado no dia 28 de novembro com Alfredo Rocha e Leila Navarro, em São Paulo.

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free