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Motivação em vendas: 10 atitudes para tornar-se um consultor de elite

Recentemente uma amiga saiu com a família para fazer um levantamento de preço de uma cama box. Num dia de calor escaldante, quando as portas de determinada loja se abriram, o frescor do ar condicionado confirmou ser aquele o local ideal para o início de uma pesquisa. Em seguida, uma pessoa muito bem-educada, com sorriso discreto e gentil estampado no rosto, surgiu para acolher os recém-chegados com boas-vindas.

A aproximação inicial nada teve a ver com a intenção principal da família e, em poucos minutos, o entrosamento com aquele anfitrião parecia como o de velhos amigos. Conclusão, entre um papo inteligente, água fresca, cafezinhos e a atenção exclusiva, o que era apenas uma intenção de pesquisa transformou-se num pedido com duas camas de solteiro, colchões, protetores impermeabilizados e travesseiros. Tudo isso regado com um tratamento VIP e a realização antecipada de um desejo. Além da satisfação com o atendimento, surgiu dali uma relação de respeito e amizade.

Automotivação é o combustível para o sucesso

Os vendedores tops, ou melhor, os consultores de vendas de elite têm consciência de que não se deve “fechar” uma venda e sim “abrir” portas para um relacionamento quando se quer construir um negócio duradouro e de sucesso. Nesse contexto, automotivação é o combustível para o sucesso. Um profissional desmotivado tem dificuldade para vislumbrar uma relação duradoura quando o foco é sua urgência imediata. Baseada no comentário entusiasmado da minha amiga, observei 10 atitudes que todo profissional de vendas deve adotar para tornar-se um consultor de excelência.

1. Assuma a originalidade do seu próprio eu. Ridículo é fazer o que todos fazem. No mundo dos negócios, a originalidade nos relacionamentos, no direcionamento de um negócio e na apresentação de um produto é o que atrai um cliente. Conscientiza-se que sua forma de agir é única e você pode tirar proveito disso.

2.Faça do bom humor um imã da superação de metas. Um semblante sorridente e feliz atrai pessoas, cria vínculos e impulsiona a decisão favorável do cliente. O profissional de vendas alegre e de bem com a vida contagia o ambiente e realiza bons negócios.

3. Livre-se de hábitos inúteis. Elimine os clichês de vendas e comporte-se como um bom anfitrião que recebe alguém importante que merece total atenção e exclusividade, mesmo que tenha mais dez outras pessoas aguardando o seu contato.

4. Assuma a postura de realizador de sonhos. Encare a sua atividade profissional como uma ocupação muito além da troca de um produto por um valor em reais. Você é um realizador de sonhos e um sonho realizado é muito mais valioso que qualquer quantia.

5. Atenda da forma que deseja ser atendido. Em qualquer nível de relacionamento, para ser bom para os dois lados, você deve oferecer o que gostaria de receber do outro. Com esta atitude você permanecerá conectado às necessidades do seu cliente, mesmo que elas sejam diferentes da sua.

6. Faça do desafio sua energia. O não já faz parte da regra. A exceção é embarcar em busca do SIM como uma estimulante aventura. Coloque-se como um desbravador de territórios e a superação de metas será “apenas” consequência.

7. Pense no que você pensa sobre si mesmo. O que pode sabotar suas vendas é o conceito que você faz de si mesmo. Se pensa que vai realizar bons negócios, assim será. O contrário também é verdadeiro.

8.Concentre a atenção no êxito das suas ações. Cada venda deve ser celebrada como uma conquista especial. À medida em que você tiver êxito no envolvimento e relacionamento com seus clientes, a confiança vai fortalecendo sua atuação.

9.. Vislumbre os obstáculos como oportunidades de crescimento. A flexibilidade necessária para contornar os obstáculos que você encontra em cada venda está diretamente relacionada à permissão que você se dá para se desenvolver e aperfeiçoar suas competências profissionais.

10.Amplie constantemente a sua competência intelectual. O profissional antenado vai além dos limites do seu próprio campo de atuação e se mantem preparado para criar canais de aproximação com o cliente de todos os níveis. Ele investe no seu autodesenvolvimento e cria diferenciais competitivos. Providencia o que é necessário para criar sua própria realidade.

Você quer saber mais algumas facetas sobre a capacidade de se automotivar para tornar-se um consultor de excelência? No dia 28 de novembro, Alfredo Rocha e Leila Navarro estarão no Motivação para Todos mostrarão ao como potencializar seus próprios recursos e ter diferenciais no mercado.
Saiba mais no www.motivacaoparatodos.com.br

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