Skip to main content








20150428_045031

Palestra de motivação é alternativa para virar o jogo

Palestra de motivação é alternativa para virar o jogo

Leila, você acha mesmo que uma palestra motivacional pode mudar a vida de uma pessoa? Esta foi uma pergunta que um jovem rapaz me fez quando eu estava me preparando para subir ao palco e apresentar justamente a palestra mais pedida nos últimos tempos: como virar o jogo na vida pessoal e profissional.

Confesso que achei a pergunta ousada (até mesmo abusada!), afinal, como palestrante motivacional eu defendo alguns valores quando apresento uma palestra. Mas, eu não poderia deixar que ele passasse para mim a responsabilidade que é inteiramente dele. Mudar a própria vida é uma questão de escolha e atitude e é decorrente de uma decisão pessoal.

Faça da palestra motivacional uma sessão de autocoaching

Quando subo em um palco para apresentar uma palestra motivacional eu me torno uma com todo o público. As abordagens que faço são baseadas na grande maioria nas minhas próprias experiências de vida. Eu não tenho medo do ridículo, mesmo quando esse ridículo diz respeito à minha pessoa. Costumo dizer que minhas apresentações são verdadeiros processos de coaching coletivos e sabe por quê? Simplesmente porque eu não estou ali para entregar as respostas prontas e sim para fazer cada pessoa da plateia se encontrar de acordo com seus próprios parâmetros. Lanço as perguntas, as respostas estão dentro de cada um.

Em uma ocasião, após uma palestra motivacional exclusiva para mulheres, uma jovem senhora estava toda feliz na fila. Ela esperava a sua vez para tirar foto comigo e pegar um autógrafo do meu livro “O Poder da Superação”. Quando chegou a sua vez, ela olhou profundamente nos meus olhos, abriu um sorriso enorme e disse: “Leila, eu amei a sua palestra, principalmente na parte que você diz para a gente largar o marido”. Levei um susto. Em nenhum momento da minha palestra eu digo isso. Eu conto a minha experiência de vida e deixo claro qual foi a circunstância que envolveu o meu casamento, mas… na vida, a gente fala o que quer e a outra pessoa escuta o que deseja ouvir.

Palestra motivacional e o poder das mudanças

Assumir o poder das nossas escolhas e conquistar liberdade de ação pressupõe uma grande responsabilidade, em geral acompanhada de mudanças, podendo às vezes significar mudanças drásticas, mas sempre positivas. Nas minhas palestras motivacionais eu entrego insights para o público. A partir do que ele decide agregar e tomar uma atitude é que surge o resultado. Funciono, neste caso, como uma “agitadora” que lança mensagens bem estruturadas para literalmente “apertar o calo” de quem me assiste.

Voltando à pergunta que o jovem rapaz me fez, eu digo, com toda a convicção, que uma palestra motivacional pode sim fazer com que uma pessoa transforme a sua vida. Tenho muitos depoimentos concretos disso no decorrer dos meus 18 anos de atuação como palestrante profissional. Agora o que realmente faz com que isso aconteça é a capacidade, até mesmo a coragem, de cada pessoa assumir que a sua vida precisa de uma virada de jogo e que a mensagem que é lançada do palco não é uma afronta, uma piada ou uma argumentação despretensiosa. É sim o insight que faltava para cada pessoa avançar na vida e ser muito mais feliz e bem-sucedida.

Leila Navarro é palestrante motivacional há 18 anos e integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja, ganhadora do prêmio TOP OF MIND DE RH, na categoria “palestrante”. Saiba mais: www.virarojogo.com.br 

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free