Skip to main content








O é que autoestima?

Olá Poderosos!

Diariamente eu recebo perguntas, comentários e considerações sobre os temas que desenvolvo com o meu trabalho. Recentemente recebi uma mensagem interessante e, com a autorização do autor, decidi compartilhar nesta sessão. Entendo que a dúvida ou o sofrimento do outro pode esclarecer questões importantes para muitas pessoas. Então, segue abaixo a pergunta e o que eu respondi para essa pessoa poderosa! Aproveite essa dica. Ela pode fazer diferença na sua vida.

Pergunta:

Leila, tudo bem?
Bom dia! O que é autoestima?
Sim, pergunto por achar que não tenho nenhuma.
Em relações amorosas, principalmente quando algo dá errado, costumo me culpar por tudo.
Recentemente, saindo com uma moça separada, quinze anos mais velha, fui convidado para a festa de inauguração do apartamento dela.
A gente estava apenas ficando e lá ninguém podia saber que estávamos juntos. Enfim, não me senti à vontade, quis ir embora mais cedo e ela rompeu comigo dias depois, pelo Facebook, com medo de me magoar.
Desde então me sinto mal comigo mesmo, sobretudo pelo fato do rompimento ter sido pela internet e eu levado toda a culpa.

Leila responde:

Estima por si mesmo, ou melhor, gostar de si mesmo e, acima de tudo, se respeitar.
Essa é uma “tradução” adequada para o que é autoestima.
Enquanto você mesmo não se valorizar, as outras pessoas não farão isso por você.
Hoje, o perfil dos relacionamentos está pra lá de virtual, então, muitos têm início e fim nas redes sociais… Esse é um comportamento cada vez mais comum, mas como estou falando com uma pessoa que me parece “carente” de apreciação por si mesmo, pouco importa o nível de relacionamento e sim o que ele gera no seu emocional.
Não tenho a receita do bolo para a sua situação, mas pelo que me parece, você tem que começar um processo intenso de autodesenvolvimento para conhecer ou reconhecer suas competências e valores. Não adianta buscar culpados, é você quem deve encontrar em você o que pode torná-lo melhor como pessoa.
Enquanto estiver brigando com você mesmo, os horizontes continuarão estreitos.
Uma dica para começar esse processo é o curso de planejamento estratégico pessoal que disponibilizo gratuitamente no portal www.leilanavarro.com.br. Além dele você encontrará outros conteúdos que poderão ajudar bastante. Invista tempo nisso e abra-se para as novas oportunidades.
Estarei aqui torcendo por você!!!

Um abraço,

Leila Navarro.

Comente também via Facebook!

Comentários

3 comentários em “O é que autoestima?

  1. Leila amo você, tenho 54anos, estou completamente perdida,sou formada em direito pós graduada e nunca consegui exercer. não passei na prova da Oab. Tenho depressão tomo medicamentos, mas tudo controle. Me sinto a pessoa mais inútil. Não consigo mais arrumar um emprego
    Fui casada por quase 30 anos. Com um mercenário ao qual não permitia que eu estudasse, ou seja me podou em tudo.me ajuda Leila. Sou de Pernambuco, Recife
    Beijo no coração
    Elizete silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free