Skip to main content








Como superar os medos e avançar na vida e carreira?

Olá Poderosos e Poderosas,
Todo o conteúdo deste post foi criado a partir das perguntas feitas durante a palestra online “O poder da superação”, realizada no dia 7 de abril. Foram tantas perguntas que não deu para responder de uma vez. O tema desta semana é medo, um sentimento que vem emperrando a vida e a carreira de muita gente. Abaixo você acompanhará perguntas e respostas importantes feitas por pessoas comuns como eu e você. Aproveite e aprenda com a dúvida e os questionamentos que podem rondar a sua mente.

Por que as pessoas têm tanto medo do sucesso, ou melhor, por que poucas pessoas estão preparadas para o sucesso?

Por baixo do medo do sucesso pode haver falta de confiança nas suas capacidades, o que gera aquele pensamento de “é muita areia para o meu caminhãozinho”. Mas será que você realmente reconhece as suas capacidades? E se não se desafiar, como irá reconhecê-las? Autoconfiança se fortalece com atitude. Permita-se enfrentar as situações que provocam medo. Você pode começar enfrentando pequenos medos, um de cada vez, e com isso ir aumentando a fé no seu taco.

Ouço pessoas realizadas dizendo que é para não desistir dos sonhos. O que você acha disso?

Acho que as pessoas que dizem isso têm toda razão. Um sonho deve ser perseguido e realizado, não abandonado. Pode buscar na biografia de homens bem-sucedidos e um aspecto comum entre eles é a persistência. Quer realizar algo? Siga em frente, persista, busque recursos, atraia pessoas, mantenha o foco.

Quero mudar o rumo da minha vida, mas me sinto sufocada e sem tempo com as tarefas diárias, como conseguir forças para mudar?

A única forma de mudar o rumo da sua vida é estabelecendo um plano de mudança, ou melhor, um plano estratégico de carreira e de vida. As coisas não acontecem num passo de mágica, mas também não são impossíveis. O primeiro passo é você definir onde quer realmente chegar. Quais são os seus sonhos e perspectivas para o futuro? Ao estabelecer um alvo, você criará metas para alcançar o seu objetivo. Essa é uma regrinha básica para a vida. No portal www.leilanavarro.com.br você encontrará um curso de planejamento estratégico que ajudará você a dar um novo rumo para a sua vida. A partir do momento que você tem um rumo, um norte, mesmo com todas as tarefas diárias, encontrará um jeito de executar ações que o levará para um novo nível… Mais próximo do seu sonho, das suas expectativas.

Como superar o medo da mudança?

Reconhecendo que o medo nem sempre é algo negativo. Ele pode ser um trampolim para você enxergar novas oportunidades. Uma das coisas que esse sentimento faz é nos colocar em estado de alerta. Nossa atenção se volta inteiramente para a situação que causa temor e, com isso, ficamos cautelosos para agir e evitamos cometer bobagem. Tudo o que fazemos com uma pontinha de receio, fazemos com mais cuidado. Quando temos que decidir sobre um assunto que não conhecemos bem, por exemplo, o medo de errar nos faz buscar informação, pedir a opinião de alguém – enfim, nos inspira a ser prudentes. Temos a tendência natural à acomodação e, se não sentíssemos nossa estabilidade ameaçada de vez em quando, talvez jamais avançaríamos. Muita gente, aliás, parece ser mais motivada pelo temor de perder seu status do que pelo prazer de conquistar uma situação melhor. Diante disso, o primeiro passo para quem deseja transformar o medo em algo produtivo é reconhecê-lo.

Há um bom tempo estou querendo sair do meu emprego e não tenho coragem. Estou muito mal com essa situação, pois não consigo tomar uma decisão. Estou totalmente infeliz… O que fazer?

Vou iniciar a resposta a essa pergunta com outras perguntas. O que faz você infeliz nesse emprego? O que o incomoda mais na sua função? Você quer sair do emprego, mas falta coragem, então, por que isso acontece? Vamos lá. Antes de qualquer decisão é necessário que cada um de nós tenha um rumo a seguir. O mais importante nem é se o caminho a percorrer dará no lugar certo. Tudo na vida pode ser utilizado como um aprendizado. A indecisão corrói mais que uma direção “errada”. Tem muita gente que se sente infeliz onde trabalha, mas não toma a decisão de buscar novas possibilidades porque não tem segurança das próprias competências ou não está preparada para enfrentar desafios fora da sua zona de conforto. O melhor a fazer, independentemente das reais circunstâncias, é manter-se antenado ao mercado de trabalho e adequar-se às necessidades. Um profissional que reconhece as suas habilidades e talentos é mais seguro para enfrentar desafios. A indecisão se enfraquecerá à medida que suas competências se fortalecem.

Como superar os medos?

Certos temores que nos tiram o sono sequer são genuinamente nossos, mas adquiridos de pessoas pessimistas, que semeiam o pânico e a desconfiança. Ocorre também de nos identificarmos com o infortúnio alheio e acharmos que a próxima vítima da bruxa à solta na empresa ou no mercado seremos nós. Se ao fazer esse questionamento você chegar à conclusão de que o seu medo foi incutido por outras pessoas, não é difícil tirá-lo da cabeça. Aprenda a separar o que é seu e o que é dos outros e não se deixe contaminar por coisas que não têm nada a ver com você.

Como desenvolver uma bússola para manter o equilíbrio?

Nesse mundo enlouquecido que vivemos, para manter o equilíbrio é necessário ter claro um propósito de vida, ter um sentido de vida. Quando uma pessoa tem claro qual é o seu sentido de vida ela estabelece um norte, um rumo, o seu prumo. A partir daí, as circunstâncias e os acontecimentos não têm força suficiente para tirar o foco. Pode jogar a bússola para o alto e quando ela cai de volta aponta o norte sem titubear.

Então, poderosos, gostaram? Compartilhe com seus amigos este artigo!

 

Comente também via Facebook!

Comentários

5 comentários em “Como superar os medos e avançar na vida e carreira?

  1. Adorei a ideia de ter uma vez por mês, a oportunidade de ouvir as preciosas dicas da Leila.
    Um abraço e sucesso para esta empreitada e para todos!!

  2. Poderosa Leila Navarro. assisti sua palestra ontem no Teatro Carlos Gomes-Blumenau, adorei. Agradeço a Deus a oportunidade de tê-la ouvido ontem. Muito obrigada pela energia e inspiração que você me proporcionou. Me emocionei com a musica final. Vi e senti em mim, muitas possibilidades. Sempre me achei poderosa, porém, minhas circunstâncias foram muito limitadas e com isso não me sinto realizada ainda. No entanto, meus sonhos e desejos continuam latentes e tenho objetivos e muitos projetos a realizar. Sou uma buscadora e estou me descobrindo a cada dia. Farei contato na oportunidade, pois, pretendo participar da sua viagem. Trocamos cartões, comprei o seu livro Autocoaching de Carreira e de Vida, o qual estou adorando e um CD que já deixei no meu carro para ouvir diariamente. adorei conhece-la, você é um Ser de luz. Forte abraço.

  3. Leila 5empre aprendo cm \/ocê., a 5ua hi5toria de 5uperação no relacionamento., e5ta me ajudando 5uperar o fim do meu relacionamento., e o mai5 go5to5o di55o é que aprendi a me \/alorizar…bj5…muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free