Skip to main content








agressividade x passividade

Faça a sua vida fluir! Desenvolva a assertividade

Responda rapidamente às seguintes perguntas:
Você é assertivo? Você sabe qual a importância de ser assertivo?
Você sabe dizer não? Você sabia que aprender a dizer não é um dos passos para ser assertivo?

Ainda que muitos pensem o contrário, assertividade não é sinônimo de egoísmo, mas uma atitude que revela firmeza, autoconfiança e empatia. A ferramenta mais poderosa que temos em nossa mão para agir com clareza nada mais é que a própria palavra. Vamos refletir a respeito?

Suponhamos que um colega de trabalho gostaria de trocar o plantão neste fim de semana e pede a você para substituí-lo. Ele insiste e diz que um dia retribuirá o favor, mas conta com você agora.
Vamos imaginar que vocês sejam parceiros próximos e que neste mesmo fim de semana você não esteja com aquele pique para dar plantão já que a semana foi bastante cansativa. O que você diria a ele?

Com receio de magoar, você responde sim, mas no seu íntimo a vontade é dizer não. E aí está um grande problema! Você não se atreve a dizer a verdade e acaba dizendo “sim” por medo de enfrentar uma possível resposta incômoda do companheiro. Situações como essa são frequentes no dia a dia de muita gente, muito mais do que podemos imaginar, quando o ideal seria colocar em pratica a assertividade. Mas, o que é assertividade exatamente?

Assertividade é um termo desconhecido por muitos. Buscando seu significado no dicionário encontrei a seguinte definição: “Assertividade é a habilidade de um indivíduo expressar com convicção as suas opiniões em situações contenciosas, sem alterar seus comportamentos e palavreados, empregando todas as formas de equilíbrio ético e jurídico necessárias para a situação, sem invadir os direitos dos terceiros envolvidos. É afirmar o que pensa sem infringir os direitos do outro”.

O elemento mais importante para uma comunicação assertiva é a empatia. A linguagem verbal e gestual é vital para ser assertivo e é muito importante saber transmitir a mensagem para que o receptor não se sinta magoado, ferido ou desdenhado.

Essa empatia está ligada aos momentos em que precisamos dar más notícias e aqui entra em jogo uma segunda questão: a serenidade tanto no tom como na forma.
A assertividade necessária ao dar notícias ruins deve ser direta e sem rodeios, mas isto não é uma regra. Quanto mais objetivo você for, mais fácil será para todos.
O fato é que não devemos ser nem passivos, nem agressivos e sim, ter a habilidade de dizer sim quando é necessário dizer sim e não quando é necessário dizer não.

Agressividade e passividade são comportamentos extremos que não estão alinhados à assertividade. Pessoas agressivas não respeitam os demais, só defendem seus próprios direitos sem se importar com a opinião alheia, por outro lado, pessoas passivas têm dificuldades para dizer não, são pessoas tímidas, inseguras e, em geral, submissas – são muito influenciáveis. O ponto de equilíbrio entre esses comportamentos é justamente a assertividade, uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio do autoconhecimento.
Os benefícios ao ser assertivo podem certamente ajudá-lo no alcance de metas profissionais já que as pessoas assertivas são mais habilidosas para controlar situações complicadas com serenidade.

Agora, imagino que você esteja se perguntando: como posso exercitar a minha assertividade? Se for este o seu desejo, então vamos em frente com algumas dicas importantes. É mais simples do que você imagina!

1. Aprenda a escutar. Antes de expor qualquer opinião, entenda claramente o que está acontecendo ao seu redor.
2. Desenvolva a empatia, ou seja, em qualquer situação procure colocar-se no lugar do outro.
3. Explique as suas razões, dê sua opinião e diga não quando deve dizer não e sim quando deve dizer sim.
4. Nem agressivo, nem passivo. Tenha um comportamento adequado quando tiver que expressar uma opinião.
5. Entre a agressividade e a passividade, concentre-se no ponto de equilíbrio e assim exercitará a assertividade.
6. Lembre-se que a serenidade é muito importante para não despertar reações desnecessárias.
Assertividade é uma habilidade e você pode desenvolvê-la.

A melhor notícia é que essa competência pode ser aprendida e exercitada! Este assunto é tão relevante na vida das pessoas que me levou a criar um livro dinâmico, interativo e capaz de fazer qualquer pessoa explorar o máximo da sua capacidade de dizer sim e não quando realmente cada um deles se faz necessário. O livro chama-se “Autocoaching da Assertividade” e está disponível para você aprimorar a sua capacidade de questionar a si mesmo quando a situação cabe um sim ou um não.

Não paramos por aí! Para saber o grau de assertividade que você possui, sugiro fazer o Teste de Assertividade disponível em meu portal.

Seguindo as dicas acima você verá que tudo ficará mais leve e fluirá ainda melhor!

Comente também via Facebook!

Comentários

2 comentários em “Faça a sua vida fluir! Desenvolva a assertividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free