Skip to main content








_MG_6357

Voluntariado no Brasil, pelo Brasil e para o mundo!

Você já fez ou faz algum trabalho voluntário? Eu quero muito saber qual é! Topa contar a sua experiência aqui?
Entre os dias 15 e 30 de junho, os olhos do mundo estarão voltados para a realização dos jogos na Copa das Confederações de 2013 que acontecerá no Brasil. Essa é a nonaedição da competição realizada a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Como em 2014 o Brasil também acolherá a Copa do Mundo, o evento deste ano servirá com uma preparação. Os brasileiros terão muito trabalho pela frente e é um pouco sobre isso que vou falar neste post.
Enquanto muita gente está de olho no passo a passo dos times que participarão da Copa das Confederações, existe uma movimentação intensa nos bastidores para que o evento aconteça com segurança e sincronia com todas as necessidades dos brasileiros e dos estrangeiros que desembarcarão no País – uma ampla rede de mobilização social já está se preparando. Tudo isso para que os dois principais eventos do esporte sejam um marco positivo em terras brasileiras. Já tem muito gente aquecendo as gargantas para gritar GOOOOOLLLLLLLLLLL! Pelo menos é isso que esperamos do nosso time verde e amarelo… Eu já estou com as minhas cordas vocais aquecidas e o meu modelito pronto!
Então, nesse ritmo, vamos aos bastidores de um Brasil que está crescendo intensa e rapidamente! Em agosto de 2012, o Comitê Organizador no Brasil lançou o Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Gente! Apenas um mês depois as inscrições foram encerradas!Por meio do Brasil Voluntário, um programa estruturado e coordenado pelo Governo Federal, foram selecionados cerca de sete mil voluntários para a Copa das Confederações e aproximadamente 15 mil pessoas para a Copa do Mundo! Os números são expressivos, mas, o que quero enfatizar é que isso não se restringe apenas para atuação em eventos especiais.
A mais recente pesquisa sobre trabalho voluntário foi realizada em 2012, pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), em 59 países, e o resultado aponta que 37% da população mundial, ou seja, de cada 10 pessoas quatro atuam como voluntário. No Brasil, 18% da população dedicam seu tempo trabalhando para alguma entidade ou organização não governamental (ONG) sem receber qualquer tipo de salário ou remuneração em troca. Entre os brasileiros que realizam trabalho voluntário, encontram-se principalmente mulheres (20% das mulheres e 15% dos homens), na faixa etária de 40 a 49 anos (23%), com ensino superior completo (33%). As regiões Norte/Centro-Oeste concentram uma parcela importante de brasileiros que trabalharam voluntariamente no ano passado (21%), seguida do Sudeste (19%).
De forma geral, China (55%), Canadá (50%), Áustria e Holanda (49% cada) são os países com o maior percentual de pessoas que fizeram algum trabalho voluntário nos últimos 12 meses. Também é significativo o esforço empreendido em alguns países da África, pincipalmente Nigéria e Sudão (47% cada) e Quênia (44%). Por outro lado, a Espanha é o com o menor número de pessoas (7%) que dedicaram tempo para trabalhar em ações sociais sem remuneração; na sequência estão Vietnã (9%), Geórgia (10%) e Bósnia e Herzegovina (11%).
Segundo declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), “o voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos”.
Isso é genial, não é? Mas, o importante é que com ou sem Copa das Confederações 2013 ou Copa do Mundo 2014, o Brasil acolhe um exército de pessoas desconhecidas, anônimas, que se colocam à disposição para melhorar a sociedade e o mundo! Clique aqui e veja a matéria sobre Engajamento e Voluntariado, da série “Jovens do Brasil”, no Jornal Hoje, da Rede Globo. Aqui você terá um panorama do que muita gente tem feito no Brasil em troca, “apenas”, de um sorriso, de exercitar a solidariedade e de transformar o mundo em um lugar muito melhor!
Se você faz algum trabalho voluntário, conte para nós aqui! É estimulante conhecer pessoas que se dedicam ao bem comum, assim como você! Até breve!

Links interessantes sobre o assunto:
Portal Brasil Voluntário
Fifa.com
Seja um voluntário

Comente também via Facebook!

Comentários

Um comentário em “Voluntariado no Brasil, pelo Brasil e para o mundo!

  1. Cara Leila, boa tarde. Fazemos trabalho voluntariado, inclusive quero em momento oportuno conheçer-lhe pessoalmente para apresentar o nosso trabalho e, ter a sua participação direta ou indiretamente junto ao Projeto Criança Feliz. Tenho certeza que vc vai gostar. Fora isso, tenha certeza que vc ganhou mais um fã, dos muitos que já tem. Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free