Skip to main content








Carreira e Sucesso: vamos resolver os problemas?

Você já reparou como os problemas dos outros parecem mais fáceis de resolver do que os seus? Quando chega um amigo para contar aquele drama que ele está vivendo, você logo enxerga a solução. Você diz para ele não fazer tempestade em copo d’água e dá um monte de conselhos. Não é assim mesmo? A conversa acaba, ele vai embora mais calmo e você pensa: “se os meus problemas fossem simples assim!”. Em compensação, como você sofre para resolver os seus problemas! Como eles são muito mais complicados, é ou não é?
Aí é que está! Não são. A diferença entre os problemas dos outros e os seus é que, com os seus, você se envolve emocionalmente. É claro, o problema é seu. Você se estressa, se debate, se deprime. Mas é justamente isso que torna a solução mais difícil.
Imagine que bem na hora de sair para o trabalho, de manhã cedo, o seu carro não pega de jeito nenhum. Está chovendo, o trânsito está um caos e você tem uma reunião importante em uma hora. Aí você xinga o carro, fica inconformado que uma coisa dessas aconteça com você, que é muito azar, que é tudo pra atrapalhar sua vida…
Agora, adianta ficar nessa bronca toda? Não. Pelo contrário, você só perde mais tempo praguejando. Os minutos passam e você continua lá, na mesma. Podia já ter chamado um táxi, podia já ter ligado para o trabalho avisando que iria atrasar. Mas não. Você está com a atenção toda no problema e nem tem cabeça para pensar numa solução.
Agora, sabe o que é melhor numa situação como essa? É você procurar se distanciar do problema. Respire fundo e se acalme, porque nervoso você não resolve nada mesmo. Analise a situação como você analisaria a de um amigo, com racionalidade, olhando a coisa por vários ângulos. Sem fazer tempestade em copo d’água, mas procurando uma saída.
Você é capaz de resolver qualquer problema, mesmo aquele que parece mais complicado. Por isso pare de se debater e analise a situação em que está. Aí a solução aparece. Distanciar-se do problema é como sobrevoar o congestionamento de helicóptero: você sai do caos, vê o cenário todo e enxerga as saídas. Que tal você começar a fazer assim para resolver os seus problemas?

Comente também via Facebook!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free