Skip to main content








Carreira e Sucesso: descomplique o sucesso

Será que fazer sucesso é complicado ou é a gente que complica para fazer sucesso? O que você acha? Eu já fiz essa pergunta para muita gente e a maioria respondeu que fazer sucesso é complicado. Só ouvi reclamação:

“Precisa ser a pessoa certa no lugar certo e na hora certa.”
“Tem que sacrificar a vida pessoal.”
“Tem que estudar e trabalhar muito.”
“Tem que saber conviver com o estresse”
e por aí vai.

Puxa, até parece que precisa ser de aço para aguentar ser bem-sucedido! Sinceramente, acho que as pessoas é que complicam para fazer sucesso. Já começa pelo modo como elas definem o que é ser bem-sucedido. Elas olham para o executivo famoso, que dá entrevistas e palestras, e dizem: isso é sucesso. Olham para o todo-poderoso empresário e suspiram: isso é sucesso. Olham para o colega de profissão ganha um baita salário e invejam: isso é sucesso.
E o elas fazem então? Tentam conseguir os mesmos resultados dos seus modelos de sucesso, e aí se matam de trabalhar, comprometem a vida pessoal, prejudicam até a saúde e geralmente não conseguem nada.
Algumas até conseguem, mas em vez de satisfação sentem mesmo é o peso das responsabilidades que assumiram. Tem tanta gente assim, bem-sucedida por fora, mas vazia por dentro!
Sabe o que eu acho? Que essa ideia de se inspirar em modelos bem-sucedidos é que traz problemas.
Por isso, para encontrar o caminho do sucesso, pare de olhar para os modelos que estão fora de você. Olhe pra dentro.
É dentro que você vai encontrar os sentimentos da paixão e da relevância, que são os nossos melhores guias para o sucesso.
Identifique a sua paixão. Faça perguntas pra você mesmo e ouça as respostas. O que lhe faz satisfeito? O que você quer de verdade para você? Em que trabalharia se não tivesse que se preocupar com dinheiro?
Descubra o que tem relevância para você. Entre as coisas que você faz, qual é a que e desperta sentimentos de orgulho, autovalorização e realização? É por meio desses sentimentos que você reconhece o que tem relevância em sua vida. Descomplique o sucesso. Pare de tentar seguir modelos e olhe para dentro. Reconheça o que você realmente quer e do que gosta. Então você passará a buscar o que tem a ver com você, e isso sim irá lhe trazer a satisfação que, afinal de contas, é o que você busca. Para que complicar?

Comente também via Facebook!

Comentários

Um comentário em “Carreira e Sucesso: descomplique o sucesso

  1. Vc me conhece, era amiga da Lilia, sua irmã. Sou de Santos, irmã da Eliana Ruffo.
    Hoje sei o que é sucesso. Comecei a criar jacarés em 1994, em Maceió, onde resido e hoje tenho o maior criatório do mundo, da espécie.Recebi o Prêmio Nacional Mulheres de Negócios, seguindo suas orientações do que é ser feliz e conseguir ser uma pessoa de sucesso.Adoro suas palestras e por incrível que pareça não sabia que era irmã da Laila e da Lilia.
    Parabéns por seu sucesso, pelo trabalho encantador e por vc ser essa pessoa maravilhosa que é.
    Beijão
    Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free