Skip to main content








01dgoltrabalhador20042012

Dicas de vendas – Sete maneiras de ser melhor na área de venda

Quais são os melhores caminhos para se tornar um vendedor de sucesso, que cumpra metas e supere seus próprios resultados?

Elaborei sete dicas essenciais para quem pensa em entrar para a área de vendas ou já trabalha nela e deseja prosperar na carreira. Mas, na realidade, estas dicas servem para todos os profissionais que aspiram uma carreira em ascensão, pois todo mundo é vendedor, não importa a profissão que tenha escolhido seguir.

1. Conhecer
– O mais importante para o vendedor é ele conhecer o que vende, não importa se é um serviço ou um produto ou se ele o utiliza ou não. O que ele precisa é conhecer profundamente e ter afinidade com o que vende. Isto maximiza sua autoconfiança, diferencial essencial para qualquer vendedor. Pois o cliente precisa sentir que o que está sendo vendido é confiável e quem passa essa confiabilidade é o vendedor.

2. Ambição
– O vendedor deve ser ambicioso. Mas não de forma negativa, mas, sim, ser alguém que nunca está satisfeito, que parte de um desafio em busca de outro, que quer mais. Essa ambição promove o crescimento, a busca por conhecimento. Nunca será alguém que cumpre a sua meta e se acomoda com isso.

3. Mudança
– Quando namoramos alguém e não estamos mais sentindo prazer com aquela pessoa significa que precisamos mudar. E essa mudança pode ser desde uma revitalização na relação ou terminá-la. O mesmo vale para uma relação de trabalho. Se o vendedor está desmotivado em uma empresa, deve procurar reacender o brilho, conversando com seus gestores em busca de novas possibilidades ou procurando vaga em outra empresa. Manter a relação saudável é fundamental para um bom desempenho.

4. Decisão
– O bom vendedor pode ganhar o salário que quiser. Ele é apaixonado pelo que faz, é decidido e conquista todos à sua volta. Nosso momento atual é de franco desenvolvimento, somos a sexta potência mundial, as pessoas estão enriquecendo no Brasil. Pensar de forma positiva ajuda a realizar. Mas ser um excelente profissional é procurar uma excelente empresa também. Pois saber decidir faz a diferença. Como dizia Peter Drucker: “Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente.”

5. Assumir
– Existe um medo da palavra “vendedor” devido a um conceito antigo, a partir do qual se achava que a pessoa que não soubesse fazer nada acabava caindo em vendas. Esta desqualificação não tem mais sentido, hoje não temos tempo a perder, temos que assumir com coragem nosso papel, pois como sempre digo: estamos aonde nos colocamos. Não esta contente? Muda.

6. Resiliência
– Ouvir um não, não é agradável. E dai penso em quem trabalha com telemarketing, pois os operadores não ouvem só ‘não’, recebem ofensas, agressões e interagem frequentemente com mau humor. Mas isso não é pessoal, pois o interlocutor nem sabe quem você é, ele esta agredindo a empresa que você representa naquele momento. Temos que ser resilientes às críticas, as crises, as frustrações, pois resiliência é a capacidade de adaptar-se as mudanças. E como dizia Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

7. Sonhar
– Acreditar em si e superar todos os obstáculos para realizar seus sonhos é um diferencial do vendedor de sucesso. Ter no sonho sua paixão e colocar o dinheiro como consequência da concretude do sonho é maturidade profissional, pois seu negócio não é criado somente para sua satisfação pessoal, mas para o desenvolvimento sustentável de mais pessoas.

Por trás de todo grande empreendedor, há um sonho e uma causa; por trás de todo sonho, há uma grande força que empurra o empreendedor na direção certa, a direção da certeza da realização.

Se você gostou das dicas, complemente esta reflexão assistindo a entrevista que dei para o “Jornal do Consumidor” de Porto Alegre sobre o mesmo tema, vale a pena. E compartilhe. Beijos. Até a próxima. Leila

Comente também via Facebook!

Comentários

17 comentários em “Dicas de vendas – Sete maneiras de ser melhor na área de venda

  1. Sou vendedora da Educação e amo o que faço. Meu produto mais valioso é o saber não aquele que tenho e sim o que vou conquistar junto com meus alunos.

  2. Genial sua sacada quando quando diz que “pois seu negócio não é criado somente para sua satisfação pessoal, mas para o desenvolvimento sustentável de mais pessoas.” Quem pensa assim, mesmo que não chegue aonde almeja; terá ido muito longe.

    Oscar Santos

  3. hoje para ter desenvolvimento sustentavel da equipe no geral depende muito da empresa nao adianta se um excelente proficional se as impresas nao corresponden e o q acomtece com a maioria ;diferente do telemarkting ,vendedor q trabalhar direto no corpo a copor com seu cliente diariamente ele e o nome da impresa quando a algum problema com o seu produto e o vendedor q passa por toda a umilhação . e o fato q nao ganhamos para isso ;faz parte da profição
    Mais amo q faço

  4. Boas tardes, adorei as dicas sou vendedora numa empresa portuguesa que da prioridade a pessoa com necessidades especiais de nome Símbolo Simbolico impessoal lda. Sou vendedora há um ano não tenho muita experiência na área, mas adorava ser uma vendedora de sucesso!
    O que devo fazer além destas dicas que foram colocadas aqui?
    Aqui vai meu mail tanianunes78@gmail.com

    Vendo produtos em couro e cortiça e artesanato na Ilha da Madeira , pode consultar o site http://www.simbolosimbolico.pt obrigada.

  5. PARABÉNS! Gostei deste trechinho… muito edificante!!!

    “Existe um medo da palavra “vendedor” devido a um conceito antigo, a partir do qual se achava que a pessoa que não soubesse fazer nada acabava caindo em vendas. Esta desqualificação não tem mais sentido, hoje não temos tempo a perder, temos que assumir com coragem nosso papel, pois como sempre digo: estamos aonde nos colocamos. Não esta contente? Muda.”

  6. Poderosa! Desculpe a demora… antes de tudo FELIZ DIA DO VENDEDOR! Sua mensagem veio no momento certo pois hoje acabo de lançar meu e-book “O Poder Da Superação em Vendas” no Facebook. O único que você deve fazer é se cadastrar gratuitamente aqui https://apps.facebook.com/arquivos_leila/.
    Ele ficará disponível por tempo limitado então assim que puder faça o download.
    Lá encontrará muitas dicas para continuar se aperfeiçoando em sua área. Todos começamos do começo e esta aventura que é a vida é o que dá sentido ao nosso andar.
    Acredito que o e-book lhe ajudará muito no que precisa. Me dá um feedback depois de ler?
    Um grande abraço e muito sucesso a você! Leila

  7. Olá!!!
    Concordo plenamente, hoje em dia esta muito complicado trabalhar nessa area de vendas, vivemos em um mundo muito competitivo aonde so chegamos no nosso objetivo através de estratégias e principalmente com muita coragem, força de vontade e acreditarmos que somos capazes de revolucionarmos o mundo como foi citado nos comentários acima. Eu trabalho numa empresa distribuidora de alimentos e tenho que matar um leão todos os dias pra mim sobreviver. Kkkkk
    um forte abraço a todos!!!

  8. Muito Obrigado pelas palavras assim sei q poderei crescer mais ainda na empresa q estou me dedicando…..Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free