Skip to main content








25 de maio – Dia da África

Já estive em um país africano. Em 2008, estive em Angola dando uma palestra. Foi uma experiência de vida muito interessante.
Senti uma identificação com o povo não só porque, como nós, foram colonizados por portugueses e falam português, mas tinha uma outra identificação que era com o africano, que era com a alegria, a ginga, a musicalidade, a dança, a sensualidade e o colorido. Me dei conta do quanto africanos somos, hehehe …
Esta oportunidade de a copa do mundo ser na África do Sul (2010) (uma copa antes de ser no Brasil em 2014 – olha aí a casualidade) traz os holofotes para a África e damos conta que temos muito mais coisas em comum.
O verde e amarelo…. ah! No verde e amarelo, muitas vezes acompanhando as propagandas oficiais da copa do mundo da África do Sul vejo o Brasil estampado, quando quem esta lá é a África! Mas não me identifico só pela cor verde e amarela, mas pela alegria, pela paixão, pela força da torcida e da garra no olhar dos africanos. Tudo isso me é muito familiar e eu gosto muito disso. Temos uma cultura afro brasileira muito forte.

Para você entrar mais neste clima de África, de África do Sul, eu indico que você assita o filme Invictus, de Clint Eastwood, porque você vai se apaixonar pela raça que tem os africanos e vai torcer para que, se o Brasil não ganhar, que ganhe a África do Sul.

“Eu agradeço a todos os deuses por meu espírito invencível.
Sou senhor do meu destino, sou capitão da minha alma.”

É um filme para quem é líder, para quem quer ser líder.
É um filme que mostra como quebrar paradigmas, como fazer o impossível, como inspirar a todos a sua volta.
É um filme que ensina que quando as coisas mudam só temos uma alternativa, mudar também.

Outra indicação que não posso deixar escapar nesse dia é o Hino Oficial da copa de 2010. Porque a letra é uma letra ecumênica… uma letra na linha da inclusão e não da exclusão. Uma letra que diz que mais importante que ganhar ou perder é estarmos juntos, torcermos juntos.

Eu adoro toda essa melodia africana, me toca muito e tem muito a ver comigo.

E com você? Que África você sente??

Comente também via Facebook!

Comentários

5 comentários em “25 de maio – Dia da África

  1. Leila, também já estou entrando no ritmo da copa, esse clipe é muito contagiante. Também já estive na áfrica e senti essa vibração. Me encantei com a alegria e as cores que via em todos os lugares.

  2. Olá Leila!
    Quando falam da África a primeira coisa que vem na minha mente:país de cores fortes,muitas crenças,histórias,povo guerreiro e lutador.Um povo bem parecido conosco pois todo brasileiro carrega um pouco da África dentro do coração.Nelson Mandela realmente é um líder nato,um homem que tinha tudo para odiar e preferiu o Amor,a Paz e o Perdão.Muitos Chefes de Estado poderiam seguir o exemplo dele.

    Abraços =)
    Kalina Santos- João Pessoa-PB

    PS: Leila você ótima!Quando você vem fazer Palestra aqui em João Pessoa-PB?

  3. Realmente muito interessante o filme, o povo africano parece mesmo ser um povo alegre assim como os brasileiros são, mas não sei tanto assim quanto a eles pois nunca estive na África.

    Já o filme por algum motivo me fez lembrar de um filme sobre jamaicanos que foram participar das olimpiadas de inverno e mostra um pouco dessa mesma garra (apesar de não serem africanos o espirito é o mesmo). É mesmo maravilhoso ver como a vontade faz as pessoas alcançarem o que parecia impossivel.

    Voltando a África… lembro-me que em outras copas já nos vimos torcendo por Senegal na copa de 2002 onde desbancou seleções consideradas de grande porte e mostrou um pouco dessa garra e vontade dos africanos. Voltando mais um pouco dá pra lembrar conquistas olímpicas e reconhecimento das seleções da Nigéria (1996) e Camarões (2000), e eu até me lembro que torcia pela seleção da nigéria em tempos de copa quando mais novo.

    Olhando por esse lado de superação tanto no esporte quanto no proprio desenvolvimento cultural que eles vem apresentando lembra muito o nosso povo, vencendo barreiras e se tornando cada vez mais capazes e principalmente cada vez mais um povo feliz.

    Ainda levo comigo o sonho de ter essa felicidade e alegria de viver tanto do povo brasileiro quanto do povo africano e tenho certeza que brevemente se realizará ^^

    Obs. ótima apresentação feita aqui em Natal… fiquei impressionado como alguem aparentemente insano pode ser tão inteligente… acho que não sou o único com essa característica (apesar de eu ser único tbm) =D

  4. O Povo Africana são pessoas contagiantes, cheios de garra e energia. Devemos seguir o exemplo deles.

    Patricia
    Natal-RN

  5. Leila,estou namorando um africano rss

    oh negão lindo rss coisa mais fofa.
    Nos conhecemos aqui no Brasil,ele faz intercâmbio aqui e já não pretende nem mais voltar,já que temos planos a dois…

    é um povo realmente incrível…
    Uma cultura admirável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free