Artigos

Liderança à Distância

Se você acessar o link de testes, poderá fazer o teste Você tem a personalidade de um líder? que o Portal Leila Navarro preparou para os seus internautas. Quando eu fiz o teste, comecei a pensar o que significa, de fato, ser um líder. No dicionário, líder é aquele que guia e dirige. Para mim é muito mais que isso, líder tem a ver com maternidade. Tive essa percepção quando tirei as minhas férias sabáticas.

Estava na Espanha e na Índia, enquanto um filho estava no Canadá, duas filhas em São Paulo e uma empresa em Mogi das Cruzes. Tudo transcorreu tranqüilamente, e pude me desconectar por completo, sem preocupar-me com quase nada. Pois, tinha a certeza e a confiança de que tudo ocorreria como deveria ser, como uma mãe que ensina a seus filhos o caminho a seguir.

Quando a maternidade é direcionada a liberdade com responsabilidade, criamos pessoas com iniciativa e sensatas. São pessoas que querem dar continuidade àquilo que aprenderam. Sendo assim, você percebe as suas atitudes no outro. Foi o que percebi nos meus filhos e na minha empresa, mesmo estando longe. Eles estavam com o meu toque, o meu ensinamento.

Percebo essas atitudes também em algumas empresas que são minhas clientes, as quais conheço seus respectivos presidentes mais intimamente, como o Sr. Jaime Brasil Garfinkel, da Porto Seguro, o Sr. Fabio Barboza, do Banco Real, e o falecido Comandante Rolim, da TAM, que mesmo ausente deixou um rastro de sua essência e relevância nas atitudes e posturas de seus colaboradores, como se fosse um DNA. Os funcionários destas empresas dão continuidade ao aprendizado adquirido por cada um dos presidentes. Em pequenos gestos observamos essas sutilezas.

Creio ser três os fatores que realmente fazem a diferença nesta questão da LIDERANÇA:

Admiração. Assim como é necessário que a equipe tenha uma admiração pelo líder, é fundamental que o líder tenha uma admiração por cada um dos seus liderados. Pois, a admiração gera respeito, torcida e comprometimento.

Troca. A relação entre o líder e a equipe nada mais é do que uma relação de troca e aprendizado. O líder não tem que, obrigatoriamente, saber mais, falar mais ou fazer mais. Este é o estereótipo que muitos fazem: de que o líder deve ser o Todo Poderoso. Madre Teresa de Calcutá foi uma grande líder, mas suas atitudes estão bem longe desse estigma.

Objetivo comum. É a alma da relação do líder com seus liderados. É algo sutil, pode até ser material, não um há modelo padrão para este objetivo, porém ele é imprescindível. Qualquer líder que queira criar essa relação de continuidade com a sua equipe, em que todos pareçam ter uma ligação quântica entre si, deve descobrir essa sutileza. E ela não está dentro das empresas, mas está dentro das pessoas.

Como não posso deixar falar de felicidade, saiba que o líder descobre a felicidade quando percebe que é muito útil aos demais!

Descubra o líder que há em você!

Por Leila Navarro, palestrante.

"Leila Navarro é autora de vários livros e uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, ministrando palestras em todo o Brasil e na Europa."

Navegue pelo Portal da palestrante Leila Navarro

Palavras-chave desse artigo:

(Escolha uma palavra-chave e veja os artigos relacionados a ela na coluna ao lado direito)

liderança


Outros artigos

Nossos clientes