Artigos

Empreender é Diferenciar-se

Nos dias de hoje, ao observarmos a forma como caminha o mercado de trabalho e a economia, muitas vezes passa pela nossa cabeça se devemos ter um negócio próprio ou não. E para aqueles que já têm o seu próprio empreendimento, se devemos continuar a lutar para mantê-lo ou se chegou a hora de mudar. Mudar de empresa, de carreira ou até mesmo de empreendimento.

Para quem ainda não sabe, já há uma nova camada econômica: são os novos Empreendedores do Brasil, inovadores, bem-sucedidos e corajosos. Eles criaram o próprio emprego e também geraram milhares de empregos para outras pessoas.

Se você tem em mente montar seu próprio negócio, e virar mais um novo Empreendedor do Brasil, provavelmente quer saber se vale a pena investir esforço e dinheiro, se vai ser viável ou não, certo? Ou, você que já tem o seu empreendimento, quer saber se ele está sendo rentável?

Então, analise o que trouxe este mês para você, um manual para identificar se sua idéia para montar seu negócio é arriscada ou não.

Vamos a ele:

1- Mercado Saturado - Pesquise se o mercado em que vai entrar está saturado ou não, se há nicho de mercado suficiente para que seu empreendimento seja rentável. Pode ser que haja pouca concorrência, mas que estes sejam muito grandes e que tenham tomado grande parte do mercado. Isto dificultaria sua entrada no mercado. Ou, pode ser que sejam muitos concorrentes, porém pequenos. Em ambos os casos, se decidir entrar, sua idéia de negócio tem quer ser muito original e especializada para ser competitiva.

2- Muita concorrência – Posso satisfazer ao mercado sendo melhor e mais eficiente que a concorrência? Você precisa responder sim, e sem pestanejar a esta pergunta. Caso contrário, abandone sua idéia, pois poderá ter prejuízo.

3- Pouca demanda - Todo negócio que pretende uma mudança de hábito do consumidor requer um investimento maior em tempo e dinheiro. Uma vez detectada a necessidade, há que se quantificar o mercado e fazer um planejamento muito cuidadoso e específico, para atender ao consumidor prontamente e eficazmente.

4- Restrição legal - É importante analisar se existem restrições legais que possam impedir o desenvolvimento do seu negócio.

5- Recursos insuficientes – Logicamente é desaconselhável entrar em um negócio em que o projeto necessite mais dinheiro do que podemos conseguir. E não podemos esquecer que não é somente o dinheiro que precisamos para alavancar, e sim dinheiro para começar a operar e crescer, é o famoso capital de giro.

6- Má localização – Uma má localização pode ser sua ruína em pouco tempo. Analise bem essa questão. Às vezes, gastar um pouco a mais, e eleger um lugar melhor e mais adequado pode trazer benefícios.

7- Falta de experiência – A experiência deixa o empreendedor mais autoconfiante, lhe permite ser mais criativo e inovador, capaz de assumir riscos e tomar decisões mais rápidas. Este é o diferencial competitivo de qualquer negócio na atual conjuntura, ou seja, experiência é fundamental.

8- Pessoas – A escolha do sócio e da equipe são fundamentais para o sucesso. Escolher um sócio com objetivos diferentes do seu, ou uma equipe sem experiência e sem conhecimento seria sinônimo de fracasso.

Tendo como base esse manual, podemos concluir que mercado saturado, pouca demanda e muita concorrência são fatores que influem na viabilidade futura de uma idéia em montar seu próprio negócio.
Porém, mesmo com vários fatores que podem prejudicar, ou não, a criação de um novo empreendimento, existe uma chave de sucesso: o diferencial.

A palavra deste mês é o diferencial. Traga esta palavra para o seu negócio e para o âmbito pessoal: Qual é o seu diferencial no mercado? Aliás, saiba que praticamente quase todos os negócios relacionados com o comércio tradicional têm uma tendência em perder espaço no mercado, a não ser que para este comércio, seja desenvolvido um diferencial, um conceito novo, baseado em uma especialização, como a variedade de ofertas e a atenção personalizada ao cliente.

Para lhe ajudar a refletir, deixo algumas frases com você: “Empreender é sempre encontrar uma oportunidade de negócio. E deixa de sê-lo quando todos já a tenham descoberto”, de Pedro Nueno; “O impossível é o impensável”, de Edson Moura e “Quem espera não alcança”, de Leila Navarro.

Sucesso para Você!
Hoje, mais do que nunca, empreender é diferenciar-se.

Por Leila Navarro, palestrante.

"Leila Navarro é autora de vários livros e uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil, ministrando palestras em todo o Brasil e na Europa."

Navegue pelo Portal da palestrante Leila Navarro

Palavras-chave desse artigo:

(Escolha uma palavra-chave e veja os artigos relacionados a ela na coluna ao lado direito)

empreendedorismo


Outros artigos

Nossos clientes