Skip to main content








Comportamento profissional tem prazo de validade

Comportamento profissional tem prazo de validade

Você já ouviu dizer que comportamento profissional tem prazo de validade? Parece estranha essa pergunta, mas vamos analisar um fato. Após 30 anos de dedicação profissional exclusiva para uma instituição financeira multinacional, o gerente máster recebeu uma carta de demissão. Em pouco menos de cinco minutos, três décadas de uma carreira brilhante na empresa tornou-se passado. Mais incrível ainda é que a notícia da demissão foi totalmente inesperada. Pelo menos para ele, que considerava seu comportamento profissional adequado, o senhor absoluto em sua função, e não se manteve antenado às novas demandas.

 

Agora, cá entre nós. Se por meio de aplicativos, até o smartphone mais básico dá acesso para diversos serviços bancários e até contato direto com o gerente da sua conta – estou considerando um serviço “básico”, de utilização necessária para 10 entre 10 pessoas economicamente ativa – isso aponta, no mínimo, que as necessidades do mundo, das pessoas e dos profissionais estão mudando! Com isso, surge uma questão: qual o comportamento profissional adequado para corresponder às novas exigências do mercado de trabalho?

 

Comportamento profissional ultrapassado

A grande barreira que esse meu amigo teve que enfrentar foi criada por ele mesmo. Durante a sua permanência na empresa, ele desprezou a necessidade de atualização de seus conhecimentos, seu comportamento profissional, e deu espaço para concorrentes antenados, alinhados com a era da robotização, de cidades inteligente e sociedade automatizada.

Basta prestar um pouco mais de atenção aos acessos do dia a dia e veremos que nada funciona como antes. Novas tecnologias vêm impactando a maioria dos negócios e nenhuma área de atividade estará a salvo das mudanças que virão. A saída é manter-se alinhado aos novos cenários e comportamentos profissionais que facilitarão a sua caminhada

 

Dicas de comportamento profissional para o futuro

  • Aceite que mudança não é uma opção humana, muito menos para “alguns segmentos”. Mais do que em qualquer outro tempo ela se tornou uma condição da própria vida e do que está por vir. A formação acadêmica é importante, mas não é garantia de uma carreira promissora.

 

  • Exercite a criatividade e a capacidade de inovação. De acordo com a Singularity University Germany Summit, o futuro nos reserva surpresas além da imaginação. A taxa de inovação é cada vez mais acelerada e as futuras transformações serão muito mais rápidas que as ocorridas no passado

 

  • Viva no presente, com olhos e estratégias no futuro. O futuro alicerçado na tecnologia já começou e, independentemente de onde venha a mudança, ela implica em tomada de decisões e provoca novas mudanças de comportamento profissional e/ou gestão de um negócio.

 

  • Desapegue-se dos modelos e crenças tradicionais. Existem muitas oportunidades de carreira e de negócios, porém, há carência de pessoal habilitado para determinados desafios. Para gerir um negócio, empreender a carreira ou até se manter em uma empresa é preciso ter visão de futuro e disposição para o autodesenvolvimento.

 

  • Empreenda seus talentos e exercite suas competências. Muito mais que a técnica em determinado segmento, o desenvolvimento de novas habilidades e talentos tem sido determinantes na contratação de novos profissionais, na geração de novos negócios e relacionamentos.

 

Com esses elementos você tem condições de estabelecer novos comportamentos pessoais e profissionais estratégicos. Comece já. Faça uma lista das habilidades e talentos que você já tem e outra com as que você sabe que precisa desenvolver para fluir cada vez melhor na sua carreira. Mãos à obra! Você tem interessantes desafios pela frente!

Comente também via Facebook!

Comentários

4 comentários em “Comportamento profissional tem prazo de validade

  1. Excelentes dicas, acredito que precisamos sempre estar inovando. Acredito que sempre devemos fazer uma análise para verificar quais atitudes e comportamentos que não servem mais e trocá-los por outros mais úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free