Skip to main content








Quer iniciar a carreira de palestrante?

Muita gente quer saber como iniciar uma carreira de palestrante! Frequentemente eu recebo mensagens com perguntas recorrentes sobre esse assunto. Tem gente que atua em determinada área e deseja mudar radicalmente a carreira. Outros desejam associar a carreira de palestrante com a sua atividade profissional. E, ainda, pessoas que aspiram viver somente do mercado de palestras. Acho tudo isso genial! Tem espaço e mercado para todo mundo.

Recentemente, numa entrevista, a repórter perguntou como foi a minha experiência no início da carreira de palestrante e pelo menos três perguntas chamaram bastante a minha atenção:

1. O que você poderia falar para quem tem essa vontade, mas falta coragem para mudar 100% a rota?
2. É necessário recomeçar do zero ou você acredita que é possível fazer uma mudança gradual?
3. Como foi a sua experiência para início da sua carreira?

Logo, eu respondi que cada casa é um caso. O trajeto que percorri para chegar até aqui não é necessariamente o mesmo para outros profissionais, mas podemos aprender com a experiência do outro. Então, quero compartilhar um pouquinho da minha experiência e dar algumas dicas importantes para quem deseja ingressar nessa carreira.

Estou na minha quarta carreira profissional e no meu caso, fui fazendo uma mudança gradual até que um coach me falou: “Leila, você pode continuar com um pé em cada barco e ficar gastando toda essa energia para se equilibrar ou pode escolher um dos barcos. Ao escolher, você pode até cair dele e voltar a subir, mas terá todo esforço concentrado em evoluir, fazer o caminho, criar uma nova história e não usar toda a energia para manter os dois barcos. Já pensou que você pode estar parada no mesmo lugar, por medo de escolher?” Essa observação gerou um estalo dentro de mim.

Afinal, o que é medo de escolher? E a dúvida, o que é a dúvida? Dúvida para mim é a gulodice… É querer tudo, é não ter a maturidade para entender que existem coisas que não caminham juntas, que não se promovem ou progridem juntas simplesmente porque não há tempo, dinheiro ou colaboradores suficientes ou ainda porque não tem mais sentido para você. O sucesso é irmão da ousadia. Existe risco? Sim, claro que sim, mas a vida é um risco. Mas, o sucesso tem outros irmãos: o discernimento e a decisão. A vida é feita mesmo de escolhas. A carreira de cada um de nós faz parte da vida, das nossas experiências. O que cada um de nós precisa é escutar bem o que cada “irmão” tem a nos dizes e fazer escolhas.

A partir dessas considerações, retomo algumas dicas importantes e relevantes que elaborei justamente para pessoas que têm interesse em ingressar no mercado de palestras. Leia atentamente cada um dos tópicos, reflita, faça uma análise de onde você está e aonde quer chegar e, aí sim, decida qual rumo tomar para ingressar numa nova carreira: a de palestrante profissional. Vamos lá?

1. Faça de cada palestra a melhor de sua vida. Como? Coloque em cada palestra a emoção da primeira, mas com a responsabilidade, o conhecimento, a experiência e a emoção como se fosse a última palestra de sua vida.
2. Supere-se em cada apresentação. Não em relação a outros palestrantes, mas em relação a si mesmo, em relação à última palestra. O meu objetivo é escutar do contratante no final da palestra: você superou minhas expectativas!
3. Procure ver outros palestrantes em ação (nacionais e estrangeiros) e observe tudo com muita atenção para saber o que não deve fazer e criar o seu estilo. O seu diferencial é a sua garantia de sucesso. Já aconteceu de algumas vezes o contratante me liberar do briefing e dizer: eu quero que você seja Leila Navarro. É neste momento que você percebe que se tornou uma marca, um modelo a ser seguido. E para um palestrante isto é muito importante.
4. Você deve ter alguém para negociar as suas palestras. Um palestrante que quer projeção não deve tratar diretamente de questões comerciais, mesmo porque, para ser bom, não dá tempo de ficar fazendo vendas, negociações, etc… pois a maior parte do tempo você deve investir em si, no seu desenvolvimento como pessoa, aprimorando seus conhecimentos, investindo em pesquisas e inovações, em produtos associados, etc.
5. Nunca repreenda o público. Se a plateia está agitada ou desatenta, não a culpe. Repita internamente: “nada muda se eu não mudar” e, então, inove, quebre o protocolo, surpreenda , inspire, mude o clima, faça a diferença. Naquele momento você está no comando: assuma.
6. Dê palestras gratuitas. No início de sua carreira prepare-se bem e dê palestras gratuitas para pessoas gratas, mas tenha bem em mente que não é porque você não vale, é para você se mostrar, praticar, aprender a tranquilidade de ter pessoas gratas vendo o seu trabalho. Isso ajuda a desenvolver a autoconfiança e a humildade, pois no final você também aplaudirá o público em pé de satisfação.
7. Esteja na mídia eletrônica, nas redes sociais, site, blog… cada vez mais vejo que isto hoje faz a diferença, invista. Veja aqui uma entrevista que fiz com Beto Melo, um expert e coach em comunicação Digital

8. Invista em assessoria de imprensa. Eu sempre tive e faz diferença. Abre mercado, a visão e as portas. Às vezes esse profissional funciona também como um coach! Aqui vale um toque para os assessores: invista na formação de coach, isso faz muita diferença para um assessorado.
9. Publique um livro. Acredito que todo palestrante deve escrever, ao menos, um livro para expor suas ideias.
10. Saiba brifar bem o cliente, com consciência e ciência. Você não dá palestra para si, mas para o cliente e para o público.
11. E, para terminar, visualize, sonhe alto, vá em frente. VOCÊ PODE!

Tenho um projeto para realização de um coaching coletivo com aspirantes à carreira de palestrante. Se este é o seu caso, mande um e-mail para leila@leilanavarro.com.br e me diga quais são as suas perspectivas, sonhos e intenções. Vamos trocar mais experiências e considerações.

Abraços,
Leila Navarro.

Comente também via Facebook!

Comentários

27 comentários em “Quer iniciar a carreira de palestrante?

  1. Sim estou no inicio de carreira de PALESTRANTE, e desejo me realizar como um, para isso eu
    Tenho prucurado aprender com você e outros que já estão colhendo resultados.
    ABS!!
    Jose antonio

  2. Tive o privilégio de iniciar como Palestrante e sou apaixonada por essa competência… Desde que conheci algumas de suas palestras; fiz de sua pessoa uma referência para me espelhar…

    Quero muito aprimorar e ser eficaz em minhas atuações…

    Abs

    Luzia Garcia

  3. Agradeço a leila pelas dicas! acho que criar um estilo faz toda a diferença para ser lembrado. Ser Palestrante requer estilo, talento e empatia!
    Treinar, treinar e treinar!

  4. Olá leila gostaria de ser palestrante mas minha formação acadêmica diverge do assunto que eu quero tratar em minhas palestras.sabendo que vc tem formação na área de fisioterapia, gostaria de saber até que ponto a formação acadêmica interfere na vida daquele que quer seguir o caminho das palestras.ele tem obrigação de tratar
    de assuntos relacionados a sua formação ou pode navegar por outros mares? Desde já agradeço a atenção

  5. Leila,ainda nos encontraremos outras vêzes. É um prazer ver você.Sempre admirei-a.Você é mágica para mim.Bjs. Quero fazer parte do Mulher palestrante.

  6. Leila que admiracao! Maravilhoso o seu trabalho. Atuo como palestrante dentro de uma cooperativa médica, mas gostaria de expandir horizontes. Interesso – me pelo projeto palestrante mulher.
    Sucesso para todas nós.

  7. Você brilha Lavarro! Sou fascinada por suas palestras!! Pra frente,pra cima!!
    Estou desenvolvendo o projeto de palestrante,e ver você atuando,se tornou minha principal linha de estudo!
    Quando eu chegar lá,porque eu chegarei,usarei você como o “play” que precisava para conquistar me lugar no mundo!! Vamos poderosa!!

    Um abraço!

  8. *Navarro
    **meu

    Isso que dá não checar o texto antes enviar! Estou muito feliz e motivada por fazer parte de algo que mudará minha vida!!

  9. Boa tarde, Leila!

    Tenho ministrado algumas palestras gratuitas para cursos técnicos em Administração e Logística, direcionado para a humanização!

    Estou com muita vontade de ingressar no mundo dos “Palestrantes Profissionais”.

  10. PREZADA LEILA, TUDO BEM? TENHO 44 ANOS, CASADO, TENHO UM FILHO MARAVILHOSO. SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO (PROFESSOR) E ATÉ JULHO/2016 LECIONAVA EM UMA FACULDADE PARTICULAR AQUI DE SÃO JOÃO DEL REI-MG. TENHO MUITA VONTADE DE INGRESSAR NA ATIVIDADE DE PALESTRANTE E GOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO ACIMA. MINHA IDEIA INICIAL DE PALESTRAS É VOLTADA PARA FAMÍLIA, EDUCAÇÃO, MOTIVAÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO E AGUARDO RETORNO, SE POSSÍVEL.

  11. Olá Leila!
    Sou Ricardo Rosa e atuo na área política aproximadamente 10anos.
    Sou ex obeso mórbido e vivi muitas experiências a qual gostaria de dividir com os portadores da mesma ,com a tentativa de minimizar o sofrimento alheio,gostaria da sua ajuda para iniciar esse novo trabalho tendo em vista que pelo meu lado profissional possuo algum tipo de experiência de me relacionar com pessoas em massa .
    Aguardo retorno, desde já obrigado!
    Me: ricardorosasp@gmail.com

  12. Olá Leila gostaria de me tornar um palestrante já fiz algumas pequenas palestras mais quero me aprofundar mais.

  13. OLÁ LEILA PODEROSA
    SOU PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTOU ENCANTADA COM O MUNDO DAS PALESTRAS. PRETENDO
    TRILHAR POR ESSES CAMINHOS E CONTAREI COM SUA VALIOSA AJUDA! AINDA NÃO ATUO, MAS OS MEUS PASSOS JÁ
    VÃO NESSA DIREÇÃO. AS SUAS DICAS TEM ME MOSTRADO QUE ESSE É RUMO QUERO TOMAR – CADA VEZ MAIS
    ENTUSIASMADA!!!

  14. Boa noite!!
    Sou uma aspirante a palestrante, mas ainda nao sei por onde começar, como promover a primeira palestra, como chegar aos contratantes para uma possível palestra? e quero saber se tem alguma empresa em que posso me credenciar para ser um palestrante. nao sei se fui clara!!

    obrigado pela ajuda!!

    Darcia

  15. Gostei muito, hoje cuido de casais e gostaria muito de me tornar palestrante, ajudar mulheres casadas a superar problemas no casamento e fazer dele seu melhor investimento, eu ja passei por muitas dificuldades e hoje todas superadas, e quero passar isso pra frente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free