Skip to main content








O poder da superação – o desafio!

Segundo matéria publicada na Revista Planeta, em outubro deste ano nascerá o sétimo bilionésimo habitante da Terra. A imagem da capa dessa publicação é bem atraente, mas choca quando se constata que o amontoado de gente, envolvida em bóias coloridas, não é uma montagem e sim uma piscina pública em Suining, na China. Apesar da cena chocante, ela me fez reforçar conceitos que eu defendo categoricamente: a disputa entre os melhores lugares, a força da concorrência, o que os outros acham de nós pouco importa quando temos plena convicção das nossas capacidades e competências, quando acreditamos em nossos sonhos e temos o desejo implacável de realizá-los.
Com diversas informações na minha cabeça, somadas a imagem que vejo na capa dessa revista e a realidade do dia a dia eu me questiono: Como pode ainda alguém dizer que não tem o Poder da Superação? Superamos obstáculos todos os dias de nossas vidas e, talvez, por já estar tão habituado a matar um leão por dia, você não se dê conta do poder que existe em suas realizações. Aliás, isso muitas vezes acontece porque tendemos a comparar nossas vitórias e fracassos (o que na verdade eu digo que são aprendizados) baseados no outro e não em nossa própria essência.
Faz parte da trajetória de toda pessoa PODEROSA vez ou outra perceber uma sensação de impotência diante do volume de problemas que se apresentam diariamente, receio das coisas não darem certo, de não conseguir realizar um sonho, enfim… Às vezes parece que estamos em um mar sem fim de dificuldades. Mas aí está um ponto importantíssimo. Esses pensamentos surgem para que possamos desbravar novos caminhos, é uma oportunidade para enxergar novas oportunidades – isso tem a ver com resiliência, aliás, assunto abordado neste blog de forma bastante divertida na semana passada.
Cada habitante da Terra é contabilizado em uma estatística, mas quando eu tenho consciência que apesar do grande número de pessoas eu tenho o PODER DA SUPERAÇÃO, as coisas acontecem. E o melhor de toda a história é que esse poder pode ser desenvolvido, exercitado, aprimorado. Todo super-herói deve se desmascarar, ele precisa abrir o peito, mostrar sua garra e deixar vir à tona todo o seu potencial. Comigo e com você acontece a mesma coisa. A única maneira de você chegar onde deseja é sendo você mesmo.

Certa de que cada leitor deste post tem grande potencial, eu lanço um desafio. A partir da minha e da sua experiência, vamos relacionar 10 dicas para uma pessoa tornar-se cada vez mais poderosa. Eu já relacionei quatro. Vamos completar 10? A pergunta é: qual é a sua dica para uma pessoa se transformar em SUPER VOCÊ?

1. A única maneira de se superar e chegar onde quer é a pessoa ser ela mesma. Seja você mesmo sempre!
2. Tenha em mente que você é único, mas não é o único. Isso dá a você oportunidade de estar sempre consciente de si mesmo e do outro.
3. Reconheça suas debilidades e fraquezas. Aprenda a ter autocontrole sobre elas e use-as positivamente. Aprenda a administrá-las para que não interfiram no desenvolvimento dos seus talentos.
4. Tenha sempre em mente que a única pessoa com quem você pode se comparar é com você mesmo. O outro pode servir de referência, de inspiração, de modelo, mas você é o protagonista de sua história.

Vamos lá, participe. Quais são os recursos que você utiliza para chegar onde deseja? Escreva suas dicas. Entre nessa, mostre e explore o poder extraordinário que você tem. Conto com a sua participação!

Comente também via Facebook!

Comentários

55 comentários em “O poder da superação – o desafio!

  1. olá, Bom dia.

    Estive ontem a noite na palestra da Leila, aqui em Indaiatuba-sp, essa Poderosa ensina muuuuuito.
    valeu….Sucesso.

  2. -Acredite em você no seu potencial seja determinado(a);
    -Faça da sua vida pessoal e profissional um compromisso diário;
    -Transforme seus problemas diários em soluções p/ vida;
    -Tenha amor em tudo que faz;
    Sou sua fã Leila, parabéns e $uce$$o!!!

  3. Determinação e muita ousadia, superando os medos e obstaculos como se fossem teste de aperfeiçoamento. Longe de mim querer a perfeição, mas quero muitos testes da vida pra gabaritar” e saber que venci!

  4. Minha dica para se transformar em um SUPER VOCÊ é : expandir sua consciência, ou seja, esteja aberto para todas as esperiências e conhecimentos… só assim podemos permitir uma evolução continua .

    Rosangela Maia

  5. saiba que você é eterno, portanto, todas as atitudes a serem tomadas devem pertencer a eternidade. Asiim, além de prestar-mos um serviço por excelência, ficaremoslembrados na memória de todas as gerações.

  6. Minha dica é: Muda o paradigma: TER-FAZER-SER para SER- FAZER-TER. Pois sendo é que encontramos o sentido e o significado de nossas vidas. Ser abre as portas al fazer e o ter. Um abraço a todos.

  7. Para ser um SUPER VOCÊ, é preciso encontrar o equilíbrio entre todas as saúdes de nossa vida, não ter MEDO DE SER FELIZ, OUSAR SEMPRE E IR EM BUSCA DE SEUS SONHOS! SE VOCÊ PENSA QUE PODE, PODE!

  8. para superar as adversidades da vida eu aprendi e aprendo todos os os dias que é mais ou menos simples,tem que ter personalidade, não achar que os outros é melhor que a gente, mas tambem não se sentir superior aos outros.

  9. Oii Leilaa..
    minhas dicas são as seguintes :

    – Agradecer a Deus por cada obstaculo vencido e realização obtida diariamente;
    – Ser Humilde;
    – Não ter medo e/ou se sentir incapaz de realizar qualquer tarefa que lhe é atribuida;
    – Confie sempre em você mesmo: a confiança é a base para grandes realizações;
    – Faça as coisas com todo o amor;

    Patricia – Natal/RN

  10. Leila, TER CONFIANÇA é o principal para termos sucesso. Acredito que ninguém possa ser um ‘super’ se não confia nos seus valores, nas suas atitudes, no seu potencial, na sua capacidade, nas relações.

  11. Leila, a autoconfiança, confiança no outro e automotivação, pois se vc estiver SUPER COM VOCÊ, quando estamos bem com o q somos, tudo parece conspirar a nosso favor.Deve-se eliminar hostilidade, inveja, ciúme e egoísm, fazendo com que as pessoas acreditem em você, pois você acredita nelas e em vc. Isso nos deixa Poderosos, SUPERVOCÊ!!!!

  12. Dicas? Colado na porta de meu guarda roupa eu leio diariamente.Depois de ler o livro Talento a prova de crise e acompanhando seu blog diariamente…eu diria:
    Com um acróstico….ACONTEÇA…
    1A.creditar que eu sou poderosa .
    2ºC.onfiar no meu potencial sempre.
    3ºO.timismo diário
    4}N.unca desista de seus sonhos
    5ºT.enha calma em tudo o que for falar e fazer
    6ºE.spiritualidade é estar bem com voce mesma
    7ºÇ. tem som de S seria a dica bom SENSO
    8ºA.ntes de sair de casa leia o blog e os livros de Leila Navarro é tiro e queda livre.

  13. Oi Leila e equipe…..
    Minha dica SUPER VOCÊ é divirta-se criando desafios a você mesma, a tendência é sempre se surpreender, então o auto conhecimento aparece e seremos bem mais felizes…

    cheros Bete Boni

  14. LEILA NAVARRO, PARTICIPEI DE UMA PALESTRA SUA AQUI EM NATAL, NO CENTRO DE CONVERSÕES, MULHER O POUCO E MUITO QUE VI ME AJUDOU MUITO. OLHA AS DICAS QUE TE PASSO PARA SE TORNAR UMA PESSOA MAS PODEROSA É: *SER DIGNA E COERENTE COM O QUE FAZ. * SER AMAR!! * CONFIAR SEMPRE NO QUE VAI FAZER. * AMAR O PRÓXIMO COMO A TI MESMO. ABRAÇO!!!

  15. Boa noite Leila!
    Minhas dicas para se tornar um “Super Você” se baseia muito nas experiências ensinadas nos livros: “CONFIANÇA-o diferencial do líder”, “CONFIANÇA” e no livro: “Crenças, o inconsciente influenciando resultados”:
    1. COMPROMETA-SE com você mesmo. Não há nada pior do que pessoas que prometem e não cumprem. Se não puder cumprir, não prometa.
    2.RESPEITE TODOS, olhando as pessoas na horizontal, pois são iguais a você.
    3.APRENDA a liderar pessoas. A verdadeira liderança é aquela que os liderados se sentem inspirados por seu líder.
    4.OUÇA.Nada é tão complexo do que ouvir as pessoas de verdade, sem julgar, sem criticar, sem expor sua opinião. Ouça o que o outro tem a dizer,ofereça seu tempo presente a esta pessoa.
    5. DOE GRATUITAMENTE e de boa vontade parte de seu tempo para praticar voluntariado. Um “Super” não se isola dos problemas do mundo, mas ajuda com pequenas atitudes.
    6.SEJA ASSERTIVO SEMPRE. Não omita a verdade das pessoas, existem formas educadas de dizer o que tem que ser dito. Isso significa respeito e honestidade.
    7.SEJA EDUCADO. A educação abre portas e contorna qualquer situação,inclusive as situações de crise.
    8.TENHA SUPER-PODER. O super poder que uma pessoa de talento tem que as comuns não tem é a capacidade de desenvolver a habilidade das pessoas. Na história da humanidade são pouquíssimos os homens que conquistaram este feito. Aprenda a desenvolver super-talentos onde ninguém consegue ver mais que um “desamparado, despreparado ou apenas mais um.

  16. Na minha opnião, para ser SUPER VOCÊ, tem que deixar de ser SUPER O OUTRO, existem pessoas que esquecem de si, para viver a vida de outra pessoa, a felicidade e o sucesso, só depedem de uma única pessoa, VOCÊ!

  17. A minha dica para que uma pessoa se torna cada vez mais poderosa é :
    – Ter fé!Saber que a mesma força criadora que nos colocou aqui é capaz de nos fortalecer quando precisamos de apoio.
    Saber que nunca estamos sozinhos e que tudo passa…e, quando menos imaginamos, somos capazes de renascer , assim como a fênix e , melhor ainda, lembrar que esta força continuará conosco para sempre!

  18. Quando entendemos o que os outros precisam podemos usar toda a nossa potencialidade para conquistar nosso espaco sem ferir o espaco do outro.
    Para nos tornarmos um “SUPER VOCE” devemos antes de mais nada ter respeito pelo outro, devemos compreender que o que e bom para mim nem sempre e bom para o outro.
    Alem do mais devemos exteriorizar toda a nossa capacidade para que boas ideias fluam constantemente para o beneficio do maior numero de pessoas possivel. Pois se pensarmos em beneficiar o maior numero de pessoas possivel com certeza receberemos de volta muitos beneficios.

  19. Eu tenho na minha opinião que valores se conquistam quando vc quer alcançar seu objetivo luta de todas as maneiras para alcançar isso torna vc um super voce, quando acreditamos em nossa força e com pensamento positivo e com ajuda de DEUS tudo podemos.

  20. MINHA DICA É: NÃO OUÇA AS PESSOAS PESSIMISTAS. ELAS NÃO QUEREM QUE VOCÊ TENHA O QUE ELAS NÃO TEM!!! UM GRANDE ABRAÇO E CONTINUE FAZENDO SUCESSO!!! BEIJOS!!!!!

    DO SOCIÓLOGO E AMIGO: HERMES CORRÊA BESSA

  21. A vida tem seus sacrificios, onde o sofrimento pode ser passageiro, o desistir é para sempre! Nunca desista dos seus sonhos siga em frente!

  22. Olá Leila,tudo bem? Espero que sim.

    Quando virá à Macapá-AP? Queremos muitos que venha na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP para palestrar aos acadêmicos de Secretariado Executivo e aos interessados.

    Quanto as dicas para chegar onde quero, acredito que sejam:

    1- Acreditar em Deus;
    2- Acreditar em mim/ser eu mesmo;
    3- Ir além de mim, mostrando aos outros que posso ser mais do que eles veem que sou;
    4- Estudar, ler, assistir, atualizar minha rede de contatos e estar sempre presente na vida das pessoas;
    5- Ter uma vida social ativa;
    6- Reciclar-me constantemente/fortalecendo meu currículo;

    Tenho muitas outras dicas, ideias e atitudes, mas, em outro momento falamos mais sobre isso.

    Forte abraço e o convite está lançado.

    Até breve,
    Eduardo Souza-Macapá/AP

  23. Saiba o que você quer ! Assim você focará suas atitudes na direção do seu objetivo. Em Alice no País das Maravilhas vimos que se não sabemos onde ir, não importa o caminho que escolhemos…
    “Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
    Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
    Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
    Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato”

    Se você não sabe o quer para você, para o seu futuro, você não toma as decisões que o levará mais próximo aos seus desejos. Tome as rédeas da sua vida !

  24. As mudanças são benéficas desde que voce aceite-as de coração aberto sem ter medo do que ela vai te proporcionar. Não tenha medo de mudar, vire a mesa!

  25. A CORAGEM é onde tudo começa. Ela leva a ação que leva a CONFIANÇA e logo voce terá a OUSADIA !!!

    Vence q

  26. vai uma dica que considero fantaastica.

    As coisas pelas quais esperamos são as que mais demoram para acontecer.
    Não espere mas faça de cada momento oportuno momentos de grandes conquistas.

  27. Querida amiga,inspiradora da minha vida, Leila!!
    Sou BPW como vc!
    Acreditar em mim, ser eu mesma, me amar e conquistar o mundo com as delicias que Deus nos oferece. Espero pelo meu livro!!
    Bjus
    Marcia Bacchin

  28. Olá! “Para eu ser uma Super Eu preciso superar meus desafios internos. Ninguém sabe o que eu estou pensando. Portanto, mesmo com medo, insegurança, e sem deter toda a informação necessária posso me comportar como se os tivesse e seguir em frente, buscando o aprimoramento pessoal. Digo aprimoramento porque aperfeiçoamento soa cobrança demais e o aprimoramento me parece ser constante, além de de dinâmico. Então siga em frente, mesmo não se sentindo totalmente preparado e, no caminho colha as experiências. Boa viagem! O destino certamente chegará refinado”.

  29. Uma dica que deixo e que funciona muito bem é ficar 2 minutinhos na frente do espelho dizendo: “eu posso”. No início é difícil. Nem nós mesmos acreditamos. Mas com o tempo nossa opinião muda e passamos a acreditar em nós mesmos. Sempre funcionou comigo. Pode funcionar com muitos por aí.

  30. Oi Leila, minha dica é: Ter consciência que você é filha(o) do cara,o mais poderoso de todos,ou seja, eu sou filha de DEUS, faz parte da minha genética ser uma vencedora.

  31. Poderosa Leila!

    Aqui vão minhas dicas:

    Respeitar;
    Compreender;
    Ter capacidade para ouvir e argumentar;
    Ter disposição para atender o outro;
    Sorrir;
    Ter bom humor;
    Acreditar positivamente;
    Tomar o controle de minhas emoções;
    Vencer minhas limitações interiores;
    Desenvolver e manter relacionamentos positivos e construtivos em qualquer ambiente que eu esteja.

    Beijos! 😉

  32. Você tem o poder de escolha, seus pensamentos e vontade são a chave de seus atos e atitudes, são a fonte de atração e repressão na sua jornada de vida.

  33. Leila boa noite…A minha dica é : FODA SE..

    Faça sempre o melhor
    Ouse sempre ser o melhor
    Doe sempre o melhor
    Almeje sempre ser o melhor
    Seja o melhor
    Experimente o melhor, o seu Sucesso !

  34. Eu acredito que para ser SUPER VOCÊ, devemos acreditar que: Os Recursos Intelectuais do ser humano não são e nunca serão escassos, transpor o limite do seu eu e acreditar que cada dia podemos ser melhores, isso chama-se SUPERAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS PRÉ-CONCEITOS!

  35. Para ser um supervocê é preciso ter autoconhecimento e ter conciência do que realmente te faz feliz e de que a felicidade depende de equilíbrio nas diversas áreas e interesses da sua vida!

  36. Analisar e aprender com os seus erros, se perdoar e perdoar outras pessoas (que apontam o dedo, que te zoam, (as pessoas que te desejam mal, reze por elas rsrs)) e seguir a vida sem rancor, com a alma leve.

  37. Para ser SUPER VOCÊ, é preciso saber dar importância á todos os lados de sua vida; profissional, pessoal, familiar, e saber dosar VOCÊ á todas as pessoas envolvidas em sua vida!!!

  38. O primeiro passo é ter bom humor…rir do óbvio, rir do absurdo, rir de si mesmo, é não ter medo arriscar, ir a luta, sempre com bom humor, obstáculos servem como crescimento pessoal e profissional!!!

    Bjos Leila

  39. Poderosos, todas as dicas foram incríveis e resolvi premiar 10!! Vale a pena compartilhar esses comentários. As selecionadas foram de Rosangela Maia, Patricia Moreira, Cinthia Melo, Janaina Campos, Regane M. Tenroller, Adinaldo, Roberta, Cláudia, Bete Boni e Camila Casagrande. Parabéns! E muito obrigada a todos os que participaram, essa troca é poderosa! Bj Leila.

  40. Eu sei que já fecharam as 10 premiadas, mas vai mais uma para ver se você gosta!

    “Diariamente busque a superação, aliás, você nunca saberá quantos estão pensando em lhe superar.” (Guilherme Sampaio)

  41. Ser SUPER VOCÊ é não parar de CAMINHAR mesmo quando tudo parece está dando errado. É acreditar que chegará na linha de chegada, mesmo sabendo que encontrará somente você para aplaudir sua própria vitória. Vc devi está perguntando,mas q gosto isso tem aplaudir vc mesmo? Talvez nenhum, mas certamente o VENCEDOR terá muito prazer em olhar pra trás e ver o que conquistou durante seu percuso até chegar a reta final.Ser SUPER VOCÊ precisa TER SABEDORIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free