mar 1, 2011

Postado por emLiderança | 41 Comentários

O chef corporativo

Todo chef é um grande experimentador. Curioso, está sempre em busca de novos sabores, aromas e texturas para suas receitas. Seu ofício exige que esteja aberto a todas as possibilidades de combinação de ingredientes que ninguém imaginou misturar, mas ele mistura – e sem receio de errar. Afinal, se a receita desandar, ele sabe que pode tentar de novo. E assim descobre o que funciona e o que não funciona até acertar o prato.
Todo chef adora surpreender. Se for para preparar sempre os mesmos pratos, sempre do mesmo jeito, ele nem entra na cozinha. Sua grande satisfação está em criar, inovar, buscar novas formas de fazer o que faz – e cada vez melhor.
Todo chef precisa saber planejar uma receita e executá-la com perfeição. Ele entende que a preparação de um prato precisa ter uma sequência lógica, cujos passos devem ser cumpridos com rigor. Descuidos como deixar de acrescentar um ingrediente, colocar uma colher de sal a mais ou tirar a panela do fogo antes da hora interferem no resultado final.
Aposto que, enquanto lia sobre as características do chef, você começou a perceber o que elas poderiam agregar ao seu desempenho profissional, acertei?
Pois, hoje em dia, não podemos nos contentar só em fazer o que os outros esperam que façamos, e sim algo mais, com um tempero especial, um diferencial. Nesses tempos em que tantas coisas viram commodity, inclusive pessoas, é preciso superar as expectativas dos clientes internos (as pessoas da empresa) e externos (os clientes). Você tem que estar sempre em busca de uma nova e melhor maneira de fazer seu trabalho.
E qual é a cereja do pudim?
Quantas cerejas tem este pudim?
Quais são elas?
E então, será que chegou o momento de aprendermos a cozinhar?
Ficar só no arroz-com-feijão é que não nos levará muito longe…

Que tal deixar aqui no blog qual(is) o(s) diferencial(ais) do profissional moderno consciente e competente no séc. XXI?
Quais a cerejas deste pudim? Quantas são? Vamos fazer a diferença!

Participe e concorra a um livro ‘Confiança: o diferencial do líder’
Sorteio realizado.

Comente também via Facebook!

Comentários

| Share
  1. rodney sant anna ferreira diz:

    resiliencia, paciencia, espírito de equipe e sobretudo sentimento de gratidão para com seus liderados

  2. Leila, um profissional moderno e competente deve ter comprometimento, criatividade, ser perspicaz e atualizado, pois as relações no mundo vêm mudando numa rapidez incrível e é preciso acompanhar pra não perder o trem… rs

  3. CLEBER FELINTO diz:

    CRIATIVIDADE,INOVAÇAO E SENSIBIBLIDADE PARA COM OS CLIENTES FAZEM GRANDE DIFERENCIAL. EM QUALQUER TRABALHO NA VIDA

  4. Thaís Lima diz:

    O diferencial do profissional moderno é uma combinação exata de competências que se têm ou se desenvolve por inquietação. Transformar a realidade com criatividade pensando no crescimento pessoal e profissional de si e dos outros!

  5. Boa tarde Leila!
    Pra fazermos a diferença não podemos ter medo de errar, pois muitas vezes, ou na maioria delas, é errando que se aprende e surgem novas ideias! Temos que ser ousados, criativos, tentar sempre fazer mais e melhor, superando nossos próprios limites e alcançando poderes que nem imaginávamos que seríamos capazes.
    O poder está em nossas mãos basta somente ousadia, determinação e confiança!

  6. O ser diferente e dar forças para que o próximo enfrente qualquer obstáculo que está sendo tão difícil de encarar.
    Fazer de seus auxiliares a força de que está precisando.
    Esqueçer as coisas ruins e limpar a mente cultivando somente bons pensamentos.
    Acreditar no sucesso total, não imaginar obstáculos na sua mente.
    Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar.
    Ter fé, otimismo e ação.
    Portanto acreditar mais,procurar plantar sementes de amor e otimismo na sua mente e você colherá sempre maravilhosos frutos.
    Acreditar em você.

  7. wilian bastos diz:

    acredito que para se tornar um grande profissional em qualquer que seja a area deve ser uma pessoa flexivel, disposta a mudar pois vivemos em um mundo de tranformação. e para mudar temos que ser atentos, observadores, diria até um pouco “fuxiqueiro” assim veremos na frente o que temos que fazer para estarmos sempre na frente. e acredito que acima de tudo agirmos sempre, porque como diz a palavra de Deus a fé sem obras está morta. assim sendo se nao entrarmos em ação nossos sonhos jamais passarão de meras e lindas ilusões.

  8. o que vejo muitas vezes e pessoas fazendo seu trabalho sem enchergar que fazemos nosso trabalho para satisfazer pessoas e isso pede pitadas de humanidade ,amor, carinho e principalmente satisfacao pessoal em exercer nossa funçao, o prifissional moderno precisa de ter carisma para fazer outras pessoas se encantarem pelo seu trabalho e querer participar do sucesso junto com ele.

  9. Bem o profissional do século xxl não pode ser rancoroso,ra
    bujento,não pode guardar magoa,aberto a toda comunicação tanto interno como externo, enfim ter sempre em mente a pitada certa pro tempero

  10. Jozi Cioelho diz:

    O diferencial em um líder hoje é saber tratar seus liderados como gostaria de ser tratado, ser uma pessoa energizadora, amar o que faz e saber passar esse amor para seus liderados. Buscar conhecimentos e habilidade e saber transmitir esses novos conhecimentos.

  11. Vera Lucia dos Santos diz:

    fiquei sua fã através do Seminario da Pague Menos aqui em Fortaleza. gostaria de vê-la de novo. VOCE É DEZ.

  12. Olá !

    Genial, este artigo me remeteu a “Festa de Babete” e a tantos outros filmes hedonistas. Acredito que o diferencial do líder seja ele de vanguarda ou não está no “entender, atender e encantar pessoas”. O divisor de águas (leia-se a cereja) é ter internalizado o domínio no “saber emocional” e nas “rédeas do racional”. Ah, o respeito, bom humor, simplicidade, gratidão e amor ao próximo e a si mesmo completam o “perfil”.
    Um afetuoso abraço e obrigada por compartilhar o “saber Leila Navarro”
    Att, Eliana Diniz – Consultora Empresarial

  13. Andrea Soares diz:

    As minhas cerejas seriam: humildade,respeito e credibilidade ao colaborador,ter espirito de inovação sem medo de errar, dar para poder receber, ser verdadeiramente uma EQUIPE,e pricipalmente ACREDITAR pois somos tão capazes quanto.

  14. Maria C Mota diz:

    Saber liderar!!!

  15. A união delas é fundamental para o sucesso em qualquer trabalho realizado.Quem pretende realizar um bom trabalho, com líder os resultados não pode bloquear qualquer dessas energias. Quem lidera o profissional em equipe deve saber lidar com isso e incentivar colegas e subordinados a utilizarem a conjunção das forças
    físicas e mental para o sucesso próprio e da empresa.

  16. Elenice Mendes de Matos diz:

    Ola,Leila, um bom chef, alem da experementaçao , da criatividade, tem que ter no final de cada prato um punhadinho de carinho que é o pulo do gato. te adoro.

  17. Boa noite,Leila.
    Todo profissional do século XXI deverá ser um líder.
    Tendo sucesso aos que desenvolvem:
    INICIATIVA, CAPACIDADE PARA CORRER RISCOS, PERSISTÊNCIA, COMPROMETIMENTO, OBJETIVIDADE NO ESTABELECIMENTO DE METAS, CAPACIDADE DE BUSCAR E VALORIZAR INFORMAÇÕES, PERSUASÃO E CONTATOS, INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA, EXIGÊNCIA NA QUALIDADE,EFICÁCIA, RELEVÂNCIA, ESTILO, DIFERENCIAL.

  18. clementino Sampaio diz:

    Você tem que estar sempre em busca de uma nova e melhor maneira de fazer seu trabalho.
    E qual é a cereja do pudim?
    r- a unica cereja deste pudim e voce….
    Quantas cerejas tem este pudim?
    uma, apenas uma.
    Quais são elas?
    ele esta ou tem que ter motivacao, criatividade, determinacao, visao, saber mudar,
    E então, será que chegou o momento de aprendermos a cozinhar?
    sim , o momento e agora…

  19. O diferencial do profissional moderno, consciente e competente é o conhecimento, em três aspectos:
    * Conhecimento técnico: ele precisa entender o trabalho que realiza e procurar se especializar a cada momento de sua carreira. Assim, se torna competente.
    * Conhecimento atualizado: precisa saber o mercado que está inserido, quais probabilidades da carreira hoje; este ponto o tornará um profissional moderno.
    * E, o último e mais importante: Conhecimento de si mesmo: quais suas competências e habilidades. Onde ele pode e quer chegar. Qual ramo de trabalho é prazeroso.
    Assim, unindo criatividade, espontaneidade e muita sensibilidade, será o mais confiante profissional do mercado.

  20. Vânia Silva Faria Ribeiro diz:

    O diferencial está em saber ouvir o outro, não ficar somente com os ecos de sua própria voz. Lidamos com seres humanos que precisam de atenção, incentivo, apoio… um bom chefe ouve a sua equipe e dá retornos (feedback) positivos e corretivos, quando necessário, que os mantêm ativos, confiantes e motivados.

  21. Todo chef tem um pouco de psicólogo, confidente e possuidor de características determinantes como paciência, objetividade e saber ouvir. Esses ingredientes concerteza vc só os encontrarão dentro de você. Acrecente-os e farão toda diferença na receita do sucesso.

  22. As cerejas são os lideres , nossos clientes , internos e externos , a cada dia temos que surpreender o nosso trabalho no dia dia tem que ser encrementado , não podemos fazer sempre da mesma forma ….

  23. Jucelia R. M. Marcondes diz:

    Bom Dia!!

    Leila!!

    O principal ingrediente de um lider nos dias atuais é:
    O interrelacionamento,
    pois preparo, experiência, Conhecimento é fácil se compra em cursos por ai.
    Mas o Amor, o carisma, o respeito mútuo, o comprometimento, isso ou tem nato ou não tem , não temos como comprar.
    E uma empresa com um ótimo clima organizacional, só tende a ser um sucesso!
    Beijos,
    Leila admiro muito seu trabalho.
    Jucelia

  24. Oi, Leila Um Bom chefe é aquele que conquista a confiança de sua equipe e conhece cada colaborador como um membro da família empresarial,ele tem que ser completo que impira confiança em qualquer situação é o exemplo.
    Abraços.

  25. ANA CRISTINA O RABELLO diz:

    O LIDER TEM PAIXÃO EM PRIMWEIRO LUGAR E SABE QUE O FRACASSO VEM POR FALTA DA PAIXÃO E NÃO DA INTELIGÊNCIA…..
    QUANDO ESTAMOS APAIXONADOS NÃO EXISTE BARREIRAS TORNAMOS TUDO PÓSSIVEL POIS DENTRO DE NÓS EXISTE
    UM PULSAR MAIOR DO QUE NÓS…

  26. Joana Célia de Oliveira Matias de Sousa diz:

    O profissional moderno consciente e competente do séc. XXI está sempre inovando, experimentando, é curioso. É preciso ser flexível e estar aberto é claro à novas possibilidades para um bom negócio.

  27. O Best chef tem que fazer com que todos ingredientes sem sintam importantes nesta receita, faze-los sentir que sem eles falta sabor a esse experimento, temperos podem ser dados por feed back individuais e em equipe .Que cada um representa realmente uma fatia desse bolo e ele só é sucesso com o melhor de cada ingrediente.

  28. Anderson da Fonseca Duarte diz:

    Olá Leila, acho que o diferencial de um chef e: Ousadia para fazer. E dedicação e confiança para tirar o melhor de seu projeto.

  29. “Chef” é aquele que sabe que sem o lavador de pratos e panelas seu tabalho não consegue ser realizado

  30. Querida Leila!
    Seu clipe institucional ficou excelente! Parabéns!!!
    Abraços,
    Marcia Kitz

  31. Reginaldo Viota diz:

    Olá, princesa da alegria!!!
    Hoje, o diferencial é o que existe de mais atrativo dentro de uma organização. Estar em um lugar sem atrativos jamais levará o colaborador se interessar pelo crescimento. O maior problema das pessoas em nossos dias é a mediocridade. Pessoas que estão na média, se conformando com o que tem, sem buscar o novo. Acusar o colaborador ou a empresa é muito relativo, tendo em vista que muitas empresas não possuem um plano de carreira, incentivos ou postos que levem o mesmo ao anseio de conquistar algo novo. Adorei o tema, pois um de meus hobby´s é a cozinha e não gosto de nada pronto, mas sim novo, diferente. Inventar, criar, esperar a reação das pessoas ao provar o novo. E mais que isso, posso até dizer que a quantidade de cerejas sobre o pudim/bolo, nem sempre é o melhor, mas a qualidade e o lugar que a mesma está posta. Aquilo que é ganho sem conquista, jamais terá o valor que é devido. O erro diante da tentativa é aceitável, mas a desistência é o primeiro passo para a mediocridade. Todos precisam inovar, seja na cozinha, no trabalho, nos relacionamentos, ou em apenas um sorriso pela manhã. Agora, fazer com que isso se torne real depende única e exclusivamente de cada um. Sigamos em frente, sem nunca tirar os olhos do alvo. Grande abraço!!!

  32. Luciana Oliveira diz:

    Todo “chef” tem que superar as expectativas seja qual área for.

  33. Jane Glady Ribeiro Duque diz:

    O diferencial do Profissional Moderno e competente no Século XXI é formar seguidores

  34. KATIA BORSOI diz:

    O PROFISSIONAL QUE PLANEJA, EXECUTA E AVALIA. DIRIGE COM LIDERANÇA E RESPEITO À EQUIPE. O QUE TEM CARISMA EM DIRIGIR SEM PERDER A AUTORIDADE E O RESPEITO COM TODOS.
    AQUELE QUE BUSCA APERFEIÇOAR, CAPACITAR E INOVAR SEMPRE.

  35. Wandro da Silva diz:

    Um grande Chefe é aquele que prepara uma receita de arroz na China e o cliente ao degustar perceber o diferencial e o mesmo cliente ao degusta uma pizza na Itália automaticamente relembrar o toque especial que encontrou no arroz degustado na China. Simplificando nos dias atuais onde tudo e todos são commodity O TOQUE PESSOAL É O DIFERENCIAL, você é o grande diferencial pois jamais existirá dois Wandro da Silva.

  36. Marisa Crivelaro diz:

    O diferencial do profissional do século XXI reside na capcidade de inspirar confiança, segurança e motivação nas pessoas. Isso deve transparecer na sua postura ao falar, ao andar, ao se vestir, ao se comunicar com as pessoas com todas as linguagens possíveis. Diplomacia no trato, acolhida às crítcas e agilidade na resolução de problemas e de insatisfações.Precisa amar estudar tudo que aparecer na literatura referente à sua área de atuação, seja ela qual for e, sobremaneira, estudar psicologia de desenvolvimento e comportamento humano, pois todos lidamos e convivemos com pessoas. Quem não sabe lidar com gente, não alcança sucesso, mesmo que queira!Não se faz nada sem a coloboração das pessoas e isso é fruto de conquista!

  37. Ainda bem que a vida é propensa a mudanças, se ainda não aprendemos a cozinhar no nosso tempo, ainda há tempo de começar. A ação é o diferencial.

  38. Jorge Rossi diz:

    Não precisa nada de especial. Ele deve ser ousado e fazer diferente o que os outros estão fazendo. Quebrar paradígmas, reinventar o novo… só isso !!!!!!!!!

  39. Iliana Barbosa diz:

    Olá, Leila!!
    O profissional moderno, é aquele que não fica parado no tempo, ele esta sempre se tualizando, vai em busca de novidades, criatividade, e não tem medo de errar, e com o objetivo de boas conquistas, tem que ser flexível, a qualquer situação, e ter liderança e ter respeito para ser respeitado.

  40. Parabéns por mais uma realização, e obrigado por compartilhar conosco mais uma experiência.
    Abraços

  41. Vou continuar no clima “Chef” da matéria.

    DIFERENCIAIS DO PROFISSIONAL MODERNO CONSCIENTE E COMPETENTE DO SÉC. XXI
    Receita: conhecimento, criatividade, inovação, entusiasmo e fé;
    Ingredientes/temperos: liderança, carisma, amor, respeito, maturidade e responsabilidade;
    Modo de preparar: alegria, flexibilidade, paciência, dedicação, mansidão, sensibilidade, paz e domínio próprio;
    Tempo para o preparo: coerente e realista;
    Rendimento: o suficiente para a satisfação de todos;
    Calorias: bom senso e equilíbrio.

    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free