Skip to main content








Dicas para palestrantes iniciantes

Recebi inúmeras perguntas sobre como iniciar a carreira e se tornar um palestrante de sucesso. Estamos finalizando mais um ano e resolvi juntar aqui algumas dicas importantes e relevantes para você levar em consideração ao refletir sobre seu projeto profissional para 2011.

1) Fazer de cada palestra a melhor de sua vida. Como? Coloque em cada palestra a emoção da primeira, mas com a responsabilidade, o conhecimento, a experiência e a emoção como se fosse a ultima palestra de sua vida.

2) Superar-se em cada apresentação. Não em relação a outros palestrantes, mas em relação a si mesmo, em relação a ultima palestra que deu. O meu objetivo é escutar do contratante no final da palestra: você superou minhas expectativas!

3) Procurar ver outros palestrantes em ação (nacional e estrangeiros) e anotar tudo com muita atenção para saber o que não deve fazer e criar o seu estilo. O seu diferencial é sua garantia de sucesso. Já aconteceu de algumas vezes o contratante me liberar do briefing e dizer: eu quero que você seja Leila Navarro. É neste momento que você percebe que se tornou uma marca, um modelo a ser seguido. E para um palestrante isto é muito importante.

4) Acho que um palestrante que quer projeção não deve ele mesmo negociar suas palestras, mesmo porque, para ser bom, não da tempo de ficar fazendo vendas, negociações, etc… pois a maior parte do tempo você deve investir em si, no seu desenvolvimento como pessoa, aprimorando seus conhecimentos, investindo em pesquisas e inovações, em produtos associados, etc…

5) Nunca repreender o publico. Se o publico aquele dia esta agitado ou desatento demais , não o culpe, repita internamente: “nada muda se eu não mudar” e, então, inove, quebre o protocolo, surpreenda , inspire, mude o clima, faça a diferença. Naquele momento você está no comando, ASSUMA .

6) Dar palestras gratuitas – no inicio de sua carreira se prepare bem e dê grandes palestras gratuitas para pessoas gratas, mas tenha bem em mente que não é porque você não vale, é para você se mostrar, praticar, aprender a tranquilidade de ter pessoas gratas lhe assistindo. Isto lhe ajudará a desenvolver sua autoconfiança e humildade, pois no final você também aplaudirá o publico em pé de satisfação .

7) Esteja na mídia eletrônica, nas redes sociais, site, blog… cada vez mais vejo que isto hoje faz a diferença, invista.

8 ) Assessoria de imprensa. Eu sempre tive, pois acredito que faz diferença, abre mercado, visão e portas. As vezes esta pessoa até pode funcionar como um coach também. (e uma sugestão que dou aos assessores é terem uma formação também de coach, isto faz muita diferença )

9) Livro. Acredito que todo palestrante deve escrever, ao menos, um livro para expor suas idéias.

10) Saber brifar bem o cliente, com consciência e ciência. Você não dá palestra para si, mas para o cliente e para o publico.

11) E, para terminar, visualize, sonhe alto, vá em frente. VOCÊ PODE!

Quer me levar para o seu evento? Entre em contato CLICANDO AQUI

Comente também via Facebook!

Comentários

63 comentários em “Dicas para palestrantes iniciantes

  1. Adorei as dicas. Nada melhor que aprender com os “Mestres” e vc Leila é uma grande mestra pra mim.
    Quando preparo minhas palestras, me inspiro em vc.
    Muito obrigada!

  2. Adorei!! Para ter sucesso, em qualquer carreira, é preciso ouvir muito para aprender com quem já trilhou o mesmo caminho!

  3. Leila muito legal suas dicas ,é como disse gosto tanto desta area de palestra mais não sei como começar por não ter cursos , por favor me indique locais de confiança para curso de palestrante.

    beijão

    LU

  4. Sábias palavras mestra, parabéns pelo belo artigo a partir de perguntas direcionadas a você. Com mastria as respostas sairão excelentes.
    Que Deus continue a abençoar ricamente e lhe cada dia os desejos do teu coração.
    Obrigado e felicidades.

    César Lustosa
    Escritor e Palestrante

  5. Olá Leila,
    Sempre faço uma reflexão mais profunda no final do ano e para 2011 estou focada em “surpreender ainda mais como palestrante”, e com suas dicas valiosas, apenas enalteceram esse meu sonho/meta. Deus te abençõe. Bjs.

  6. Olá minha cara Leila Navarro. Também sou palestrante e entendo que boas informações sempre serão bem vindas. Fico maravilhado com sua generosidade em compartilhar conhecimentos. Você é TOP. Continue sendo bençãos nas milhares de pessoas que você mantém contatos.
    Seja imensamente feliz. Gilberto Carlos Costa – Divinópólis – MG

  7. Parabéns Leila…voce é uma das minhas fontes de inspiração…Um beijo carinhoso e que VENHA 2011…O constante desafio nos aprimora cada dia mais….

  8. Boa Tarde a todos.
    Parabéns pelas dicas, as mesmas são centradas e com capacidade de agregar áqueles que estão iniciando na carreira de palestrante. Deus bençoe a todos.

  9. Show! As dicas são excelentes! Obrigado pela clareza com que expôs estas idéias. Ouvir as dicas de uma pessoa experiente como você nos motiva a continuar buscando nosso sonho…

  10. Ola Leila,

    Eu sou cidadao de S. Tome e Principe e resido em Maputo/Mocambique. Sou Consultor e faco algumas palestras. Quero te felicitar por essa capacidade intelectual, humana e pedagogica que voce reune. O Edilson Lopes da KLA e meu amigo e quando ca veio em visita ofereceu-se uma palestra sua em DVD sobre motivacao (Superacao) que continua a minha fonte de inspiracao. Se um dia decidires vir passear a Mocambique, me de um sinal por favor. Sucessos eternos e beijinhos para ti.

  11. MARAVILHA, FOI ISSO MESMO QUE EU FIZ , E AINDA FAÇO, SIGA EM FRENTE , AMO A LEILA, E VOU CONTRATA-LA PARA FALAR AQUI NA NOSSA FACULDADE, E TENHO CERTEZA QUE ELA VAI FAZER UM PREÇO ESPECIAL, PORQUE ELA É PARCEIA. DESEJO A TODOS , PAZ LUZ SUCESSO E MUITA PROSPERIDADE

  12. Permita-me: Entre tantas, faço minhas, as palavras da LU.
    Grande Abraço!

    “Leila muito legal suas dicas ,é como disse gosto tanto desta area de palestra mais não sei como começar por não ter cursos , por favor me indique locais de confiança para curso de palestrante.”
    beijão
    LU

  13. A sua indiscutível competência e a sua extraordinária disponibilidade e desapego é que a fazem admirada e respeitada por todos que tiveram – como eu tive – o privilégio de assistir a um dos seus fabulosos workshops.
    Parabéns.
    Que a sua vida continue sendo para todos nós – os “auxiliares” do grande Construtor de vidas felizes – a grande inspiração.
    Com profundo carinho e admiração
    JMelo

  14. Olá Leila, quero parabeniza-la pela sua generosidade em ajudar as pessoas que tambem querem ter sucesso como palestrantes, eu tambem quero ser uma palestrante, na verdade quero ajudar as pessoas a obterem tecnicas de como fazer seus dias mais felizes, e quando eu crescer quero ser igual a você..bjs e que Deus continue te abençoando.
    Edmaria
    FORTALEZA-CE

  15. Leila, gostaria de uma dica sua sobre como lidar com pessoas muito objetivas e ocupadas. Estou dando curso de Coaching em grupo para equipes de líderes na área de TI. Como prender a atenção destas pessoas para que elas consigam se desligar das responsabilidades do seu trabalho pelo menos no momento do curso.

    grata
    Debora

  16. É muito bom saber que podemos aprender com uma pessoa tão maravilhosa como você! Adoro suas palavras, percebi que minha vida mudou muito quando passei a ler seus livros e ter o privilégio em te assistir! Tenho certeza que ainda vou aprender muito com Você!

    Parabéns pelo sucesso e valeu pelas dicas!

  17. Olá Leila Navarro,
    Muito obrigada por compartilhar conosco o seu conhecimento e a sua alegria!
    Parabéns e Sucesso!
    abs
    vera rodrigues
    site: segredopensamentopositivo.blogspot.com

  18. Leila você é demais. Te adoro.Sou sua fã de carteirinha. Você se supera a cada dia. Sigo você e quando vou desanimar, ouço você e logo me carrego…você é meu Viagra!!!
    Obrigada pelas dicas.
    Bjs com carinho
    Elaine Curiacos a fisioterapeuta de Piracicaba.

  19. Olá, Leila gostei das dicas. Sou sempre crente no que faço, estou sempre dizendo que posso. Tenho como ideia palestrar para funcionários de empresas ao invés de cobrar valores em real penso em pedir do público alimento não perecível e doar a instituições filantropicas. Obrigado pelas dicas e que Deus ilumine vc e sua familia.

  20. Boa Noite, Leila
    Muito interessante o seu blog com boas dicas você é uma profissional promissora na área e ninguém além de você para responder a minha difícil dúvida, eu pretendo começar a realizar palestras remunerada, mas sou iniciante e não faço ideia do preço a cobrar. Sou técnica em administração possuo uma boa comunicação e busco realizar palestras a um público pequeno (para os gestores). Aguardo a sua opinião que com certeza será um caminho para mim. Deste já obrigada e muito sucesso!

  21. Gostei,um dia quem sabe me tornarei uma grande palestante como Leila, direcionanda para todos os pubicos, principalmentes dependentes,quimicos emocional, depresivos, elevando auta-estima para muitos,é assim que vejo compartilhando um pouco de experiencia de tudo que vivi ainda vivo para aqueles queiram compartilhar comigo

  22. oi leila muito obrigado pelas dicas.sou tecnica de meio ambiente e pretendo da palestras. não sabia como começar, agora já tenho noções, como iniciar ,pretendo da palestras em escolas sobre educação ambiental,

  23. Dicas valiosas. Estou muito interessada em trabalhar neste ramo. Já via algumas palestras suas, até mesmo através de empresas pelas quais já trabalhei. Me apaixonei. Sou sua fã, gostaria de saber se há algo mais para ler, aprender e por onde começar.

  24. Olá Poderosa Eliane,
    Não existe no mercado uma literatura específica sobre a formação de palestrantes. As sugestões que passei no post para palestrantes iniciantes são aspectos que suprimi da minha própria experiência e a observação do mercado que tem aberto portas neste segmento. Agora é importante ressaltar que não vale apenas falar bem e ter coragem para enfrentar o público. Ter um conteúdo consistente e experiência no assunto que irá abordar são imprescindíveis. Para apurar apurar a sua capacidade de ministrar palestras vale fazer cursos que coloquem em evidência a sua linguagem corporal, que também é muito importante, técnicas de PNL e, se considerar pertinente, vale até a contratação de coach para alinhar o seu perfil, seus talentos e habilidades para a área que deseja atuar.
    A carreira de palestrante não é apenas o que acontece no palco, no dia de uma apresentação. A preparação para uma boa performance requer disciplina, autoconhecimento e muita dedicação! Se é esta carreira que deseja seguir, siga em frente!
    Leila Navarro

  25. Falando nisso, Leila, quando vc vem assistir a minha palestra? Hahahahaha!
    Abraço! Lençóis Paulista te Espera!
    Se acerta lá com o Victor Vieira da KLA!

  26. Querida, Admirada, Iluminada, Renomada, ou simplesmente PODEROSA Leila, já assisti algumas de suas palestras e também já devorei seus livros,todos excelentes, também participei de uma dinâmica que você fez na UMC, mas a grande diferença foi quando assisti pela 1°vez sua palestra, na época tinha 45 anos e sem formação acadêmica, hoje após 10 anos de muita luta fiz uma graduação e duas pós, também tenho formação em Desenvolvimento Humano com abordagem em Coaching e não paro mais de aprender e ensinar, também começo agora a realizar palestras, agradeço muito a Deus e também a você por todas as dicas que vem passando a todos nós, Obrigado por você existir, grande Bjo e que Deus sempre te proteja.
    Ademir Gomes Gomes.

  27. Quanta simplicidade, uma pessoa tão capaz e venerada se preocupar em passar dicas para novos aprendizes!!! Parabéns Leila, além de ser talentosa você é uma figura humana extraordinária.

  28. Leila quero deixar meu agradecimento pelos conselhos, estou iniciando nas Palestras e te encontrei na internet, gostei muito de você. Abraço.

  29. leila li suas dicas elas nos ajudarão muito.

    sou um homem de 51 anos, tenho uma pequena empresa de vendas
    de peças de motos, faço reuniões com meus colaboradores e gostaria de fazer, também para outros empresários para juntos
    nós mudar pra melhor nossa região.

    agradeço o apoio.

  30. Fico muito feliz em ler a sua mensagem, poderoso! Continue com essa garra e força de vontade! Sucesso e fique ligado em meu blog que sempre tem dicas para melhorar o desempenho profissional e pessoal! Grande abraço, Leila.

  31. Boa noite, gostei muito de suas isntruções.
    Omeu desejo é me tornar um palestrante conhecido no brasil e no mundo, não que eu quero ser famoso, mas eu quero ajudar, motivar pessoas lutarem por dias melhores.
    Sou muito motivado, e quero transmitir minhas energias positivas e conhecimentos para ajudar pessoas.

    Abraço,
    Claudinei Moreira

  32. boa tarde, sou instrutor de segurança da aviação civil e liderança, gostaria de participar de eventos para aprimorar as técnicas!

  33. Leila, bom dia.. tenho 62 anos de idade, já fui vendedor, coordenador e gerente de vendas, na minha vida profissional dei terinamento a vendedores e apresentei produtos às empresas, mas… nunca fiz palestra própriamente dita, dizem que sou expontaneo, dinamico, extrovertido e facilidade de me comunicar, só falta saber o que abordar na Palestra. tenho muita vontade de ser “PALESTRANTE”. Bem estou na ativa ainda não me aposentei nem quero kkkkkkkk. beijuuss no coração.

  34. Leila, excelente dicas, adorei, terminei o meu curso de Coach e comecei a ministrar palestra de autoestima e motivacional para 3ª idade esta sendo um sucesso.

  35. Boa noite,gostaria de saber mais sobre o curso de palestrante
    pois ,tenho interesse em adquirir conhecimento.

  36. Poderoso! Continue lendo o blog e sugiro que acompanhe também o meu facebook (www.facebook.com/leilanavarro)
    Sempre posto dicas de carreira, cases, conteúdos de motivação entre outras coisas.
    No meu portal também você encontrará inúmeros testes, como por exemplo o de planejamento estratégico que com certeza poderá lhe ajudar :) http://www.leilanavarro.com.br
    Obrigada por comentar em meu blog! Volte sempre! :)

  37. Poderoso, na verdade estou disponibilizando dicas para esta área. O projeto de palestra que tenho no momento é para o segmento feminino, mas se você acompanhar sempre o blog e o meu facebook (www.facebook.com/leilanavarro) você terá conteúdos que lhe ajudarão nesta caminhada.
    Ah, aproveitando, farei um webinário gratuito no dia 15/07, às 20h, na internet! Você pode se inscrever aqui: http://www.leilanavarro.com.br/palestraonline

  38. Estou quase me formando em farmácia e bioquímica e adoro o público, penso em me tornar professora para dar continuidade ao meu maior prazer que é falar para pessoas mas o que me move mesmo em direção a me tornar uma palestrante bem sucedida é a admiração que tenho pelas pessoas que dão palestras motivacionais. Eu adoro, quero viver assim, viajando pelo mundo, motivando, extraindo ânimo de onde parece não ter, injetando esperança nas pessoas, colocando energia na vida através da palavra :) obrigada pelas dicas!

  39. Oi Leila! Sou fisioterapeuta em Londrina, fundadora da Associação Flávia Cristina, a entidade leva o nome de minha falecida filha de 8 anos em 1996. Hoje já não estou mais a frente da entidade por qual fui presidente por 15 anos. Tenho um livro editado ” Tributo a um amor sem fim”. Gostaria de iniciar a carreira de palestrante, tendo a oportunidade de passar para as pessoas uma situação de vida difícil, sofrida, mas vencida através do trabalho e de um ideal de vida. Confesso que não sei por onde começar, gostaria de algumas sugestões se possível, como por exemplo, onde conseguir palestras grátis. Desde já agradeço sua atenção!

  40. Ter você como referência nos impulsiona a seguir em frente na certeza de que “Seu EU quero então EU consigo”
    Super beijo em seu coração desta gaúcha que te admira muito….

  41. Gostei da parte que você falou que nós temos que colocar a emoção como se fosse a ultima palestra e da parte que no começo temos que dar palestra gratuita.

    No meu blog eu escrevi um artigo sobre como montar uma palestra motivacional, por que se percebe que as pessoas estão desmotivadas e sem um rumo certo.

  42. Olá, Leila Poderosa!
    Muito bacana estas dicas.
    Trabalhei um tempo como Instrutor de Treinamentos e me identifiquei com Palestras, com isso já dei algumas palestras.
    Agora estou “disponivel ao mercado de trabalho” (risos) e pretendo me lançar minha marca como palestrante.
    Suas dicas foram otimas e aceito outras, como começar? Como divulgar?

    Abraços

  43. Gostei de seu comentário sobre ser o ultimo , faz muito tempo que tenho premunição , quero passar algumas palavras para as pessoas ,ai pensei em formular uma palestras .

  44. Leila Navarro, sempre com ferramentas que surpreende até o mais experiente, meus parabéns, Tamos juntos neste ramo.

  45. Muito valiosas as tuas orientaçoes Leila, quero muito iniciar a palestrar mas to meio perdido quanto ao inicio, como abro os lugares onde pretendo palestrar gratuitamente, grande abraço e muita saúde…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free