Skip to main content








Confiança: o diferencial do líder!

De que confiança estamos falando: de ser confiante ou de ser confiável? No mundo corporativo, quanto pesa o aspecto comportamental? Como ser autoconfiante sendo bem preparado, porém, tímido? Como fica a competitividade na gestão por confiança? O que muda efetivamente comparado às gestões anteriores?

Para saber a resposta de todas estas perguntas e muito mais, acesse o canal youtube para ver a entrevista na íntegra que eu e o Prof. Gasalla demos no programa Tribuna Independente, pela Rede Vida, no dia 02 de agosto. Nessa entrevista falamos sobre nosso novo livro “Confiança: o diferencial do líder” e contamos como e porque o escrevemos numa forma de romance.
Falamos também da importância de se criar espaços de confiança e de autoconfiança na medida certa: o que o excesso e a falta das duas podem ocasionar em uma organização, em suas relações internas e externas.
Confiança: o diferencial do líder – é um livro muito interessante, intrigante, reflexivo e com muito conteúdo!

***

Como você gera confiança na sua vida profissional e/ou pessoal? E o que lhe faz inspirar confiança?

Comente também via Facebook!

Comentários

46 comentários em “Confiança: o diferencial do líder!

  1. Para gerar confiança na vida profissional e/ ou pessoal tem pessoas que acham que isso é impossivel, outras acham que não possuem a capacidade necessária para que as pessoas confiem nela e vice-versa. Na minha vida profissional e pessoal procuro sempre demonstrar e atuar com bastante confiança para que,tanto eu, como as pessoas possam realizar seus trabalhos sabendo que podem contar comigo e com a minha ajuda, conseguir o diferencial que tanto busquem. Sou sempre muito confiante no que faço,procuro sempre mostrar realmente para que eu estou aqui mostrando meu diferencial, e isso ajuda sempre na busca de minhas realizações (tanto pessoal como profissional). O que me faz inspirar confiança é sempre saber que sou capaz de fazer, e que não estou aqui por acaso, buscando sempre me aprimorar para quando as oportunidades chegam/chegarem eu agarrar com todo gás.

    Patricia Moreira.

  2. Olá, Leila. O que procuro fazer para gerar um espaço de confiança mutua, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é, primeiramente, criar espaços de escuta e diálogo, dando abertura para todos se colocarem e sentirem que ‘não estão sozinhos’ mesmo quando é preciso estar. Mas como você bem disse, acredito que a manutenção da confiança está muito mais relacionada com atitudes do que com palavras, com comprometimento.

  3. Olá Leila!
    Confiança para mim parte do princípio da troca, eu posso dar e também receber tanto nos grupos de trabalho como em casa. Especialmente em casa eu falo e também escuto para saber das expectativas dos outros e coloco as minhas próprias expectativas. Quando as resistências das pessoas são quebradas com esse diálogo, sentimo-nos confiantes para investir em qualquer projeto. Então, começamos a agir. A prática e o discurso sintonizados fazem toda a diferença para mim como líder. Registro no meu diário as pequenas práticas, leio para manter em mente o que se combinou e reconheço por escrito os esforços das pessoas ao meu redor. É muito bacana quando elas percebem que eu estou observando seus passos. Isso me inspira a ser uma pessoa confiável também. Saber que as pessoas contam comigo, observam e seguem minhas orientações renova meu esforço diário de cumprir o que eu prometi. Por fim, se a prática tem funcionado em casa, posso levar para a empresa fazendo as necessárias adaptações. Nossa equipe tem alcançado bons resultados!

  4. O que me faz gerar confiança em todos os aspectos (profissionais ou pessoal)é simplesmente o “brilho no olho”. é a convicção plena do que está fazendo, acreditando realmente de coração. Ao vender uma ideia, qualquer um, mesmo sem profundos conhecimento no que está atuando, consegue ter algum retorno positivo simplesmente pela crença infalivel de que está oferecendo algo que acredita plenamente ser o melhor.
    Um lider de verdade, gera confiança nas suas palavras e atitudes, simplesmente por que crê.

  5. Olá!
    Para gerar confiança antes de mais nada, todo profissional tem que ter ÈTICA tanto na correria do dia dia na empresa como na vida pessoal! a Ética esta relacionada com os valores morais, com o bem e mal, certo e errado. Eu mostro para o meus clientes a confiança que tenho nos produtos e serviços que ofereço.
    A Confiança sobe mais sobe mesmo, quando vejo, os meus clientes entrando novamente na minha empresa, ai sim, vi que eu também dei total confiança daquele produto/serviço que ofereci para o cliente, que fui verdadeiro mostrando-lhes o verdadeira qualidade que há nos produtos oferecidos!
    Obrigado, até mais Leila e equipe!

  6. Olá Leila Navaro, para gerar confiança tanto pessoal quanto profissional eu busco sempre acreditar em mim na minha capacidade e não ter medo de mudar e nem de errar. Ser eu mesma, confiante de quem eu sou e como as pessoas me veem. Eu tenho pra mim como verdade que, para que os outros confiem em mim e eu inspiri confiança, devo primeiramente confiar na minha pessoa.
    E tem dado muito certo, já recebi e recebo feedbacks positivos de colegas de trabalho, amigos e familiares. Que me jugam uma pessoa que passa segurança e transparece ser confiante, através de atitudes.

  7. Falar de confiança hoje chega a ser uma honra, pois ela esteve ausente por longos anos tanto da minha vida pessoal quanto da profissional, talvez uma duração permitida por mim mesma, no entanto,num “de repente” me vi só, sem perspectiva, tive que optar em restaurar minha dignidade, ou continuar no lugar onde estava (estática), mas mudanças geram dor, aí sim busquei algo também perdido, a coragem para realizar, para mudar, provoquei a confiança que estava contida, e ela associou a coragem,pois coloquei em meu coração esta ação, e hoje as duas fazem parte da minha vida. Quem não era líder de sua própria vida, hoje além de ser, sou uma diretora em ascenção,corajosa, confiante e cujo meus liderados e clientela tem confiança não só em meu trabalho, mas, também na pessoa Leila Lourenço, Assim como minha família (bem maior).
    Grata pela oportunidade. Leila Lourenço

  8. Bom dia.
    Acredito que para gerar confiança, o primeiro passo é acreditar em si próprio, e gostar daquilo que faz. Quando acreditamos em nós mesmos, e gostamos daquilo que fazemos, mantemos o foco em melhorar sempre, tanto na vida pessoal como profissional. Ficamos mais atentos às oportunidades que possa surgir, aproveitamos toda a crítica positiva que recebemos, para transformá-la em combustível para nossa melhoria, e também deixamos de lado as críticas negativas, que nos fazem muito mal. Isso não é fácil de se identificar, mas com treinamento tudo é possível.
    Obrigado pela oportunidade.
    Grande abraço a todos.

  9. Ola Leila,
    Para mim, a confianca e resultado de investimento pessoal. Seja, apotar um comportamento inclusivo caracterizado por descentralizacao de poderes, acompanhamento permanente, apoio quando, frontalidade, seriedade e oportunidade. A confianca cosntroi-se acreditando e apoiando as pessoas que nos rodeiam mas criticando-as e corrigindo-as na hora e com total sinceridade e argumentos solidos. Tambem devemos ter a humildade/responsabilidade para reconhecer as nossas falhas, os nossos erros e agradecer e aplaudiir quem nos corrige, independentemente do seu grau profissional ou outro. Assim, ganhamos o respeito, a admiracao e a confianca dos colaboradores e de todos que passarao a dedicar-nos uma confianca quase inabalavel, ou seja nao passivel de desmorronamento quando cometemos pequenos deslizes, alias tambem somos humanos.

  10. Para gerar confiança, o líder deve ter ética, valores e princípios, fazendo sempre o certo que é o que deve ser feito. No momento que faço as coisas certas, que sou justo e reconheço o trabalho de meus colaboradores sou um exemplo a ser seguido, e é isso que os colaboradores querem, alguém a se espelhar.

  11. Olá, a palavra confiança, realmente é interessante, ainda mais, trazendo esta para o mundo corporativo, não esqueçamos que vivemos num mundo terrivélmente competitivo, e muitas vezes, injusto. Quando queremos influenciar nossa família, por exemplo, somos lógicamente, mais coração, porém, quanto ao mundo corporativo, somos mais razão, sempre atentos a concorrência, aos invejosos, aos incrédulos, e aqueles que querem vencer a qualquer preço, usando muitas vezes, de artifícios baixos. Não lidero pessoas, porém, acredito, que este deva estar muito preparado, principalmente, com as relações humanas, inter-grupo. Para o líder ético, acredito que a base de inspirar confiança, seja muito desafiadora, primeiro, preparo adequado para lidar com pessoas, por exemplo, saber se comunicar com o time, sempre de forma ética e profissional, ajudar quando necessário, em qualquer situação, isto gera, motivação e respeito. Objetivos claros e tangíveis, isto gera, satisfação dos subordinados, e comemorar sempre os resultados com o time, bons, atingimento dos resultados, e ruims, reflexão para saber onde o time errou, isto gera, transparência, e logicamente confiança, e mais, dentro das possibilidades, reconhecer os esforços do time, com méritos nos contra-cheques, abraços a todos, Leila e Equipe,

  12. Existe uma famosa frase que diz: para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve! Para inspirar e gerar confiança nas pessoas, ela precisam sentir que estão no caminho certo, seguras de suas metas e objetivos e com atitudes bem definicas. Quando definimos e planejamos bem nossos passos, dimunuímos as possibilidades de erros e por consequência aumentamos a confiança que os outros tem em nós, suprimimos nossa arrogância a aumentamos nossa auto confiança!

  13. Tanto no campo profissional quanto pessoal, gero confiança nas minhas relações porque tento ser o mais discreta possível, evito comentários sobre as outras pessoas, tento trantar assunto com imparcialidade. Não invando a vida das pessoas. Dessa forma as pessoas se sentem seguras para conversar comigo.

  14. Na minha opinião a confiança tem a ver com o exemplo que a gente dá/recebe. Então na minha vida pessoal e profissional procuro dar o melhor exemplo possível, sem mentiras, sem o famoso “jeitinho brasileiro”, sem se envolver nas fofocas, etc.

  15. confiança não acontece de um dia para outro, é algo a ser construído; é necessário saber escutar e principalmente saber se posicionar quando necessário, respeitando o espaço e o posicionamento do outro.

  16. Oi Leila,

    Tenho um adolescente em casa e a confiança para mim se tornou um item obrigatório. Aprendi a ter serenidade e disponibilidade para conversar.
    Procuro estabelecer a confiança com diálogo e respeito. É preciso conhecer também as necessidades do outro, não apenas impor nossas condições.

  17. Querida e prezada Leila,
    Sou seu leitor a muito anos e não poderia perder a oportunidade como esta. Mas vamos a minha resposta. Determinação coragem e auto confiança são fatores decisivos para o sucesso.
    Se estamos possuidos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los.
    Independentimente das circustancias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
    Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa, pois a confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio.
    Beijos e parabens à equipe
    Otávio

  18. Primeiro você tem que ser coerente em seus atos e suas ações,ter o comprometimento,o respeito e o compromisso que são altamente necessarios.As atitudes,a postura,a auto-confiança que transmite já facilita quanto a confiança.

  19. Acredito que geramos confiança na vida profissional e pessoal quando nos cololocamos no lugar do outro, respeitando as características, os limites e as diferenças de cada um. A partir do momento em que tivermos este “olhar”, automaticamente faremos o possível para melhorar a vida do outro. A confiança é apenas uma consequência. Bom dia a todos! Cássia

  20. Olá Leila,
    Sabemos que nada é simplesmente porque é…Existe uma relação de causa e efeito sobre tudo,logo para inspirar /ter confiança,tanto na vida profissional quanto na vida pessoal diversos fatores são necessários.Primeiro é preciso ser comprometido com o que faço,conhecer bem o que faço, quem sou, gera sobretudo segurança (fundamental!).Segundo é preciso ser integro, e aí mesmo que contrariando todos e tudo não se deixar violentar/corromper e com sinceridade e honestidade conduzir sua equpe e sua vida. Tem que ter esforço conjunto e contínuo par a par …É isso!

  21. Ola Leila,
    Em primeiro lugar obrigada por enviar seu boletim. Espero receber outros.
    Em minha opinião não existe meia confiança, até que te provem o contrario, simplesmente confie, pois se algo acontecer, que aconteceça uma unica vez, e que seja um aprendizado, tire o melhor. E em minha vida, eu simplesmente VIVO, confiando no Universo, porque os chacoalhoes são para colocar cada coisa em seu devido lugar.

  22. Olá,
    Bom dia!
    Como você gera confiança na sua vida profissional e/ou pessoal? E o que lhe faz inspirar confiança?

    Inspirar confiança, é algo que se conquista com a convivência, tanto no âmbito profissional como no pessoal. É uma conquista contínua e essencial nos relacionamentos. A confiança é a força motriz dos relacionamentos. Ela é responsável pelo sucesso de qualquer empreendimento.
    Confiança se conquista com atitudes, ações.
    Quem não a tem, pode conquistá-la, basta esforça-se, mudar de atitude, querer transformar-se para o seu próprio bem e dos que o cercam.
    Sejamos confiáveis!!!
    Francisca Elizabeth B. Monteiro

  23. Olá, Leila.
    O primeiro passo para gerar confiança entendo que sou eu realmente acreditar no que estou fazendo/falando e transmitir uma atitude positiva para os outros, mantendo um ambiente de diálogo constante, e isto nada tem haver com carisma ou empatia. Aliás, não acredito que uma boa e verdadeira liderança seja fundamentada em carisma ou afinidade, isto são questões pontuais e com alcance em determinado grupo. Líder tem que ser líder em qualquer lugar e com qualquer pessoa.
    E me inspira confiança pessoas éticas, determinadas e que acreditam no próprio sonho.

  24. Ola Leila
    Tenho um pequeno escritório contabil, onde minha sócia é minha irmã, dos 6 funcionarios, 03 são da familia, o quero colocar e quando voce mostra com convicção o que deseja das pessoas e sabe reconhecer os meritos de cada um, elas confiam no seu proprosito,vestem a camisa, e voce pode confiar nelas, confiança e uma via de mão dupla, mas alguem tem que dar o primeiro passo.
    As pessoas confiam em voce quando sentem que voce sabe tem a ética como primordio,conhece o assunto que esta falando, e mais ainda ssume a responsabilidade dos seus atos.Eu acredirto que isso serve para a vida profissional e familiar, eu não consigo imaginar uma relação familiar sem confinaça entre marido,esposa e filhos.
    Um detalhe que considero muito importante, e que quando voce faz por merecer a perda de confiança o preço que voce e bem caro.
    Sonia Regina

  25. Olá Leila, sou sua fã.
    Minha maior preocupação consite em eu mesma confiar sempre em mim. Parece maluco, mas é um trabalho diário que faço comigo para que eu sempre acredite na minha pessoa, pois sendo assim é mais fácil que outras pessoas acreditem. Tanto na minha vida profissional como na pessoal procuro desempenhar tudo que faço com eficácia, procurando sempre dá o melhor de mim e agindo sempre como se eu estivesse sendo viagiada, mesmo estando só. Sou católica e acredito piamente que posso não ter por perto uma pessoa, mas Deus estará sempre olhando o que estou fazendo.
    Eu inspiro confiança pela firmeza das minhas palavras e por sempre olhar nos olhos das pessoas com quem estou falando.
    Inspira-me confiança pessoas também que me olham nos olhos e que não se justificam muito. Sempre que vejo alguém se explicando ou dando de bandeija suas qualidades fico logo achando que é exatamente o que mais falta nela.

  26. O que me fais ter confiança profissional e pessoal, é saber que a maior batalha eu já venci,quando estou com algum tipo de dificuldade no meu trabalho com um dos meus comandados, eu paro e lembro que venci uma tabalha contra milhos, essa luta foi contra milhos de espermatozoide,eu fui o unico a chegar em primeiro lugar, essa é minha motivação, por isso sou vencedor.

  27. Boa noite Leila.

    fazendo uma auto avaliação eu sempre busco dedicação total no que faço para que as ações fluam rapidamente. Além disso eu estou sempre buscando articular as diversas atividades sem perder o foco do dia. Claro que as vezes chegamos ao limite, que faz parte do processo, mas logo encontro novas oportunidades e recomeço com toda força. Eu valorizo muito o que faço não porque sou a melhor, mas porque eu sempre busco dar o melhor de mim. Beijos.

    Maely Souza.

  28. Sendo eu mesmo,apostando e batalhando, na contrução de sonhos que construo a cada dia, desejos por uma vida melhor, mais feliz e digna. Enxergar as oportunidades sob vários ângulos, inovando, promovendo sinergias, libertando de velhos paradigmas, criando valor pela inteligência aguda e pelo espírito crítico e criativo, acredito que são os principais fatores que me inspiram confiança e esperança.

  29. Olá,Leila. Para gerar confiança costumo ser sempre muito transparente nas minhas relações com as pessoas, tratando direta e objetivamente os conflitos ou problemas que,eventualmente surjam, e buscar o diálogo e o encontro ( nunca o confronto) para resolver as dificuldades ou desentendimentos. Também costumo demonstrar atitude de apoio e confiança nas pessoas com as quais convivo e trabalho. Prefiro errar por excesso de confiança do que viver a angústia de sempre estar desconfiando das intenções e das atitudes dos outros. Trabalho e me relaciono de espírito desprevenido e sempre reservo tempo de qualidade para escutar os outros e valorizar suas necessidades. Uso, como princípio de vida a máxima da Bíblia: Não fazer aos outros o que não queres que te façam. A confiança se conquista pelo testemunho que se dá, através da forma como nos comunicamos, como nos relacionamos e como convivemos com os outros.É uma questão de integridade pessoal.

  30. Boa Noite,
    em primeiro lugar é conversando, tendo uma intimidade que passa confiança, tanto no profissional como pessoal, levar as coisas a sério, fazer tudo da maneira mais correta possivel, procurar ajudar e não atrapalhar a equipe

  31. Na minha concepção confiança é algo que deve ser conquistado e cada individuo observa o próximo de forma e tempo diferente independente se a relação é pessoal ou profissional.
    Algumas pessoas preferem confiar de cara e apenas após uma decepção reflete sobre as características claras, mas, por ingenuidade acabou passando por despercebida, outros desconfiam logo no primeiro contato sem motivo aparente.
    Acredito que devemos confiar aos outros as ações que sabemos que são capazes de realizar e isso só é possível conhecendo o perfil e as habilidades individualmente.
    Laura Dias

  32. Leila, boa noite!
    A confiança é gerando a partir do momento que você fala seguramente de algum assunto, olhando nos olhos. Acredito que se você não acreditar, confiar em você… como passará isso ao outro?
    Sou uma pessoa direta, as vezes tachada de intolerante! Mas as pessoas que me procuram, depositando a confiança em minha pessoa, são as pessoas que realmente precisam escutar o que deve ser falando, sem ilusionismo!
    Abraços…

  33. Olá Leila!
    Confiança é aquilo que todos nós temos, mas cada a nós acreditarmos que dará certo.
    Fazer, mentalizar e realizar com gosto e ter a certeza!
    Basta acreditar que você, pode e vai conseguir o que deseja!
    Abraços

  34. Olá Leila
    è um prazer participar de seu blog e deixar registrado aqui, um pouco do que aprendo com vc.Ser um lider hj,é um grande desafio,pois antes de tudo, é preciso ser capaz de construir uma equipe composta por pessoas lideráveis,fazer uma equipe tão boa que ela funcione sem mim. Essa é uma tarefa difícil e varia de empresa para empresa. Existem pessoas que não são lideráveis e, claro, por isso mesmo, dificilmente serão líderes. Depois disso, deve-se avaliar cada pessoa que já está na equipe, de forma a definir quem está e quem ainda não, dentro desse perfil. Aí, passa-se ao trabalho de ajustes que é, basicamente composto por: selecionar,treinar,reconhecer,desenvolver.
    É importante que se confie nas pessoas da equipe, mas confiança não se dá, se conquista. Assim, ela será uma conseqüência natural das fases antecedentes.
    Ser o que orienta e compartilha é importante, mas sem as etapas mencionadas, nada acontecerá. Dá à equipe um cenário futuro, para que ela saiba aonde se quer que ela chegue. Por fim, ser adepto a honestidade, justiça e respeito. Ser líder, é, antes de tudo, ser humano e ser ético.

  35. Confiança – éssa é uma dificuldade que tenho. De confiar em mim mesmo. Sempre me sinto mal preparado, não demosntro com facilidade tudo o que sei aos demais. Intersante foi constastar que quando quero mostrar para mim mesmo que eu posso fazer algo, faço, e muito bem feito. Já se for para mostrar para os demais, não.

    Certa vez fui a uma Palestra Show sobre a obra Talento Para Ser Feliz, que, insitado pela Leila NAvarro, me vi na frente de todos dançando com algumas pessoas que eu não conhecia. Foi um momento único, pois não sei dançar e não faço isso nem em ambiente familiar. Queria ter essa mesma facilidade em tudo que faço. Sei que tenho potêncial. Mas nao basta ter, tenho que mostrar. Confiança é isso, não ter medo de mostrar-se?

    Abraços.

  36. Confiança é a aliança entre a minha personalidade e a do proximo, sendo ela profissional ou pessoal é para gerar basta ser franco, verdadeiro, honesto, puro oferecendo liberdade, conquistando cada dia mais e mais, cativando e influenciando as pessoas.

  37. Bom dia Sra. Leila.
    Em resposta a pergunta formulada digo que para mim a confiança é gerada, tanto na vida profissinal como na vida pessoal, a partir da coerência mantida entre o que se fala e o que se faz e pela capacidade de ser verdadeiro, embora a verdade dita possa gerar desconforto para quem a ouve. O que me inspira confiança é justamente isto, pessoas que dizem o que fazem e fazem o que dizem e que não usam meio termo em situações que pedem sim ou não.

  38. Bom Dia! Leila

    Para mim a confiança é gerada na sinceridade, pois a sinceridade é a corda da confiança, para uma pessoa ter confiança em mim e em tudo que faço, eu tenho que ser sincera comigo mesma e também com as pessoas e tudo que gira em torno de mim e de todos,pois apartir do momento que eu ser sincera e fiél, eu distribuo confiança para tudo e para todos.

  39. Como você gera confiança na sua vida profissional e/ou pessoal? E o que lhe faz inspirar confiança?

    Ola!
    A confiança é gerada a partir do conhecimento, que lhe trará segurança para a execução do trabalho e as decisões necessarias. Inspiro confiança quando estou seguro daquilo que estou fazendo e as pessoas sentem essa energia que se comprova com atitudes, e com isso se comprometem com o trabalho.

  40. Boa noite,

    Para mim, confiança começa com verdade e respeito. Por isso, busco sempre essas qualidades em mim e nas pessoas que me cercam. Quanto mais sinto confiança, mais me torno amiga dessa pessoa. Quando não sinto posso conversar normalmente, mas dificilmente essa pessoa será minha amiga.

  41. Sempre fui muito timida na epoca de estudante. depois de formada e aprovada para ensinar em uma Universidade Federal, passei a impor ou deixei fluir uma força infinita.Para gerar confiança em mim mesma passei a adotar “O não sentir-se ofendida” pq descobri que me ofendia por qquer coisa(comentário, critica, etc) Durante um tempo me sentia ofendida e preocupada com julgamentos , então passei a lidar com isso de outra ignorava as opiniões q não valiam a pena mesmo (não me deixei também levar por elogios externos) passei a me analisar sempre e determinar o q queria para mim. Passei a me imaginar sempre bem sucedida e olha aconteceu. Adquiri confinça na execução das minhas atividades todas. Como sou confiável atraio confiaveis para mim.

  42. Gero confiança a partir do momento em que me comprometo a cumprir minhas metas e realmente trabalho para isso. O que gera confiança também é ter ética profissional, observar muito, para poder cumprir o que foi contratado. A partir do momento em que você fala e faz, isso gera confiança nas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Spam protection by WP Captcha-Free